Arduino e ScadaBr

Pessoal, estou com um problema que tá difícil de resolver.

Estou tentando criar um projeto com um Arduino MEGA para comunicar-se com ScadaBr e a princípio a comunicação esta sendo realizada, porém só consigo visualizar os valores dos Holdind register na tela de configuração do Data Source na aba de leitura de dados Modbus, o ScadaBr tambem esta detectando o nó escravo, mas na tela principal do Wacth List eu não consigo visualizar nada dos valores das variáveis do data point, esta indicando apenas que o valor do ponto pode não ser confiável e n/a, alguem sabe alguma coisa que eu possa esta fazendo de errado?

Abraços!!!

 

Tela de leitura dos valores do Holding Register no Data Source

inicie a serial com 2 bits de parada Serial.begin(speed, SERIAL_8N2); use o modbus master simulator pra testar

Amigo,

estou com o mesmo problema. Mas a ideia do acorreane me iluminou. Vou dar uma arrumada.

Qual a biblioteca está usando?

 

faz muito tempo mesmo que não venho aqui, acredito já tenha resolvido o problema a muito tempo, mas a melhor biblioteca que testei até hoje no arduino foi a do andré sarmento, ela possui todas as funções modbus, inputs(analogico e digital),coil,holding. muito bem desenvolvida, inclusive para esp8266. contudo estou procurando algum jeito de fazer uma interface mqtt, pois tem a vantagem de atravessar firewalls e nats, atualmente estou fazendo alguns testes com o RabbitMQ pois é o mais facil e talvez a api dele converse com o listener http do scadaBR, consegui fazer a integração do HAbridge com o scadaBR e ficou show com a HUEapi da philips e amazon alexa, agora é ir para o próximo passo.

Mas vc vai passar esse mel na boca e num vai mostrar nadinha?

Pelo menos um print ou uma descrição do projeto tem que fazer pra nós.

hahahaha vou postar alguns prints mas sobre o mqtt ainda estou pensando como integrar pois o ScadaBR não tem este tipo de datasource. mas dá pra emular uma HUE bridge no esp8266 também, é super útil

dá pra fazer muita coisa com o HAbridge+ScadaBR, daí eu uso o HTTP listener e crio scripts para serem acionados através da condição de mudança ou limiar, também é interessante fazer point-links. só ainda não consegui gravar no HAbridge através do scada, então é unidirecional, mas atende para fazer a alexa conversar com o habridge e ele encaminhar para o scadabr através no httplistener. o RabbitMQ estou me familiarizando, pois preciso desenvolver uma solução iot que atrevesse NAT, descobri o MQTT, tem pouco material bom em portugues, e ipv4 público está dificil em muitos lugares, acredito que o MQTT no ScadaBR resolveria muitos problemas, mas não é algo fácil de se fazer, requer muito conhecimento

@acorreane

Agora sim. Parabéns pelo seu trabalho.

Temos muito a aprender nesse mundo. Estou estudando já a inclusão do MQTT no ScadaBR. Dá uma olhada no link a seguir.
Se publicar esse material mais específico, como um tutorial, ganha uma estrela aqui.

http://www.steves-internet-guide.com/using-javascript-mqtt-client-websockets/

Algo como isso talvez possa ser útil!
http://www.rifqion.com/menulis/modbus-iot-modbus-over-mqtt/

Você conseguiu integrar os equipamentos suportados pela alexa no ScadaBR? se tiver como fazer isso, abre um mundo de ideias ne…