Aplicação do ScadaBr para leitura de contagem pçs em linha produção

Olá Sr(a)s,

Sou iniciante utilizando o ScadaBr e quero desenvolver a seguinte aplicação:

  • Leitura de pçs e caixas em uma linha de produção.
  • Leitura através de um clp com comunicação Modbus serial, lendo memórias Word com as respectivas contagens.

É simples a aplicação, porém estou tendo dificuldades em configurar o ScadaBr.
Alguém já desenvolveu algum projeto parecido que possa me auxiliar ou me dar umas dicas para desenvolver.

Grato pela atenção

Você já escolheu o CLP que deseja usar? Se você já tem o CLP fazendo a contagem das peças e guardando o valor lido numa word acessível por modbus, no ScadaBR é muito fácil. Basta criar em Datapoints um Datasource MODBUS, coloque os parâmetros de conexão do seu CLP nas propriedades do Datasource MODBUS e crie um datapoint apontando para este registrador. Assim, a cada leitura do registrador, o ScadaBR vai registrar a contagem atual das peças e/ou caixas.

Caro Wagner,

Tudo bem.
Obrigado por seu retorno e suas informações.
Eu fiz essa programação informada, porém no meu projeto não consigo fazer a leitura da word ou via porta ethernet da ihm a da fabrica ou via modbus serial do clp.
Sempre aparece a mensagem valor do ponto pode não ser confiável.

Minha aplicação é simples tenho em campo um clp e uma ihm que fazem contagem da produção preciso captar essas informações para gerar relatórios no scada e enviar para o TI da fabrica.
Preciso fazer a leitura da word do resultado da contagem, ou no clp ou na ihm.

Bom dia Wagner,

tudo bem
Estou com a seguinte instalação na fabrica;

  • 01 clp comunicação RS422/485
  • 01 IHM com porta ethernet
    O clp se comunica com a ihm através de um cabo RS422 COM2
    O programa nada mais é que contagem de garrafas e caixas com o resultado em uma word.
    Já tentei ler através do clp via modbus serial e através da ihm via ethernet , porém o scadabr não encontra o nó e na wacht list aparece a mensagem que:
    ¨" Valor do ponto pode não ser confiável"
    Você pode me ajudar com esse problema, por favor?

Testa seu hardware com um simulador modbus servidor

no final deste artigo tem alguns para usar

ou

eu gosto deste aqui

Testa a comunicação e veja se da maquina do ScadaBR é possivel ler as words do plc.