Sou iniciante utilizando o ScadaBr e quero desenvolver a seguinte aplicação:
Leitura de pçs e caixas em uma linha de produção.
Leitura através de um clp com comunicação Modbus serial, lendo memórias Word com as respectivas contagens.
É simples a aplicação, porém estou tendo dificuldades em configurar o ScadaBr.
Alguém já desenvolveu algum projeto parecido que possa me auxiliar ou me dar umas dicas para desenvolver.
Você já escolheu o CLP que deseja usar? Se você já tem o CLP fazendo a contagem das peças e guardando o valor lido numa word acessível por modbus, no ScadaBR é muito fácil. Basta criar em Datapoints um Datasource MODBUS, coloque os parâmetros de conexão do seu CLP nas propriedades do Datasource MODBUS e crie um datapoint apontando para este registrador. Assim, a cada leitura do registrador, o ScadaBR vai registrar a contagem atual das peças e/ou caixas.
Tudo bem.
Obrigado por seu retorno e suas informações.
Eu fiz essa programação informada, porém no meu projeto não consigo fazer a leitura da word ou via porta ethernet da ihm a da fabrica ou via modbus serial do clp.
Sempre aparece a mensagem valor do ponto pode não ser confiável.
Minha aplicação é simples tenho em campo um clp e uma ihm que fazem contagem da produção preciso captar essas informações para gerar relatórios no scada e enviar para o TI da fabrica.
Preciso fazer a leitura da word do resultado da contagem, ou no clp ou na ihm.
tudo bem
Estou com a seguinte instalação na fabrica;
01 clp comunicação RS422/485
01 IHM com porta ethernet
O clp se comunica com a ihm através de um cabo RS422 COM2
O programa nada mais é que contagem de garrafas e caixas com o resultado em uma word.
Já tentei ler através do clp via modbus serial e através da ihm via ethernet , porém o scadabr não encontra o nó e na wacht list aparece a mensagem que:
¨" Valor do ponto pode não ser confiável"
Você pode me ajudar com esse problema, por favor?