Prezados,
Qual é o Ambiente de desenvolvimento que vocês desenvolvem o SCADABR ? Eclipse ? Netbeans ?
Como importo o sistema para um ambiente destes ? Tentei o NetBeans 6.9 mas não tive sucesso…
Abraço,
JORGE ORENGO
Prezados,
Qual é o Ambiente de desenvolvimento que vocês desenvolvem o SCADABR ? Eclipse ? Netbeans ?
Como importo o sistema para um ambiente destes ? Tentei o NetBeans 6.9 mas não tive sucesso…
Abraço,
JORGE ORENGO
Olá Jorge,
Nós aqui utilizamos o Eclipse. Para pegar os fontes, adicione o plugin do subclipse que pode ser instalado acessando o menu “Help” e “Install New Software…”
Depois, digite o endereço http://subclipse.tigris.org/update_1.6.x e marque as opções que você deseja instalar. Irão surgir algumas telas para confirmação e aceite da licença. O instalador irá baixar os softwares necessários e instalar o subclipse em seu computador. Assim que a instalação estiver concluída será necessário reiniciar o Eclipse.
Com o Subclipse instalado, no menu File, vá em “New” e selecione a opção “Other…” (ou pressione “Ctrl + N”). Selecione SVN e “Checkout Projects From SVN”.
Neste momento você insere a seguinte URL:
https://scadabr.svn.sourceforge.net/svnroot/scadabr
Informe as opções necessárias e aguarde o Eclipse baixar os fontes.
Se você usa um sistema operacional *NIX, você pode pode baixar os fontes usando o seguinte comando:
$ svn co https://scadabr.svn.sourceforge.net/svnroot/scadabr scadabr
E depois é só importar no Eclipse como um “Existing project”.
Basicamente é isso. Se tiveres alguma dúvida, por favor nos procure.
Abraço,
Gustavo
Prezado,
Quando tentamos baixar pelo SVN no ubuntu há um erro :
request failed on ‘/svnroot/scadabr’
Então acessamos o site do SOURCEFORGE e baixamos pela opção Download Tarball os
arquivos de SCADABR. Descompactei em /home/eclipeProjects e importei pelo meu eclipse for ubuntu desktop. Até ai tudo bem…, Mas ele fornece dois erros :
The Project was not built since its build path is incomplete (Cannot find the class file for com.serotonin.util.ProgressiveTask
The type com.serotonin.util.progressiveTask cannot be resolved. It is indirectly referenced from required .class files
Aí não consigo compilar nada…
Para desenvolver no WINDOWS posso usar o IDE
Eclipse IDE for Java EE Developers ou Eclipse IDE for JavaScript Web Developers ?
Agradeço a atenção de vocês, pois estou preparando o ambiente aqui para uma série de testes do software com a plataforma BOSCH de automação predial.
Grato,
JORGE ORENGO
Olá Jorge!
segui os passos sugeridos pelo gustavo…
realmente deu esse problema no eclipse galileo… mas se fizer do jeito abaixo vai funcionar:
use o Eclipse para Java EE Developers (no meu “Helios” funcionou)
http://linorg.usp.br/eclipse/technology/epp/downloads/release/helios/SR1/eclipse-jee-helios-SR1-win32.zip
já dentro do Eclipse, na aba server, use o botão direito, “Add…” e instale o tomcat 6. dentro dessa opção já tem um “download and install” então não precisa baixar separadamente.
tente rodar (dar um “play”) no tomcat dentro do eclipse pra ver se está tudo ok… por estranho que pareça, se der algum problema, pode tentar: a) sair e voltar do Eclipse… b) remover o tomcat e adicionar novamente… acaba funcionando!
depois siga os passos restantes, como instalar o subclipse e fazer o checkout… a URL que foi passada funciona sim, seria só escolher o projeto “ScadaBR” depois de selecionar a opção do checkout…
se mesmo assim não conseguir dar jeito de funcionar nos dê um toque.
abraço
Caros Amigos,
Sinto que é só alguma “coisinha” que está faltando. Fiz todas as etapas e a coisa andou
até o SCADABR ficar no eclipse como projeto e tudo mais. Só que os dois errinhos
aparecem :
Type The project was not built since its build path is incomplete. Cannot find the class file for javax.servlet.http.HttpServletRequest. Fix the build path then try building this project ScadaBR Unknown Java Problem
The type javax.servlet.http.HttpServletRequest cannot be resolved. It is indirectly referenced from required .class files ViewTagSupport.java /ScadaBR/src/com/serotonin/mango/web/taglib line 1 Java Problem
Isto ocorre no java resources…
Aí não compila nada.
Estou quase lá com a ajuda de vcs.
GRATÍSSIMO !
Abs,
JORGE ORENGO
Oi, esses erros do javax.servlet.http.HttpServletRequest são exatamente os que aconteceram comigo que fizeram mencionar a parte de “remover e adicionar” o Tomcat novamente. É estranho mesmo, parece coisa do Eclipse.
tenta novamente procurar a aba “Servers” no teu Eclipse… (acho que em perspectives - java ee developer)
dai remova o Tomcat 6.0, faça tudo de novo - add server, “download e install” etc… pra garantir confira com o botão direito no seu projeto, build - build path, e veja se o Apache Tomcat 6 aparece.
na próxima vez que instalarmos um ambiente de desenvolvimento em uma máquina “zerada” vamos conferir esse passo-a-passo e anotar tudo, já dá quase pra fazer um manual pra desenvolvedores
abraço, boa tentativa e bem-vindo à turma
Olá,
Eu baixei o projeto scadabr e eu estou tentando integrar meu ambiente eclipse.
Eu não encontrei uma referência sobre como fazer na web ou wiki. Abra fio lá qualquer um que pode me ajudar? Segui esta referência http://www.scadabr.com.br/?q=node/71
Especificamente, o meu erro acontece quando eu levanto o meu servidor tomcat:
22-abr-2013 19:41:54 org.apache.catalina.core.AprLifecycleListener init
INFO: La biblioteca nativa de Apache Tomcat basada en ARP que permite un rendimiento óptimo en entornos de desarrollo no ha sido hallada en java.library.path: C:\Java\jdk1.6.0_43\bin;C:\Windows\Sun\Java\bin;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:/Program Files/Java/jdk1.7.0_17/jre/bin/server;C:/Program Files/Java/jdk1.7.0_17/jre/bin;C:/Program Files/Java/jdk1.7.0_17/jre/lib/amd64;C:\Program Files\Apache Software Foundation\apache-maven-3.0.5\bin;C:\Java\jdk1.6.0_43\bin;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;;C:\eclipse;;.
22-abr-2013 19:41:55 org.apache.coyote.http11.Http11Protocol init
INFO: Inicializando Coyote HTTP/1.1 en puerto http-8080
22-abr-2013 19:41:55 org.apache.catalina.startup.Catalina load
INFO: Initialization processed in 942 ms
22-abr-2013 19:41:55 org.apache.catalina.core.StandardService start
INFO: Arrancando servicio Catalina
22-abr-2013 19:41:55 org.apache.catalina.core.StandardEngine start
INFO: Starting Servlet Engine: Apache Tomcat/6.0.36
22-abr-2013 19:41:55 org.apache.catalina.startup.HostConfig deployDescriptor
INFO: Desplieque del descriptor de configuración ScadaBR.xml
22-abr-2013 19:41:56 org.apache.catalina.core.ApplicationContext log
INFO: Initializing Spring root WebApplicationContext
22-abr-2013 19:41:56 org.springframework.web.context.ContextLoader initWebApplicationContext
INFO: Root WebApplicationContext: initialization started
22-abr-2013 19:41:56 org.springframework.context.support.AbstractApplicationContext prepareRefresh
INFO: Refreshing org.springframework.web.context.support.XmlWebApplicationContext@513d61: display name [Root WebApplicationContext]; startup date [Mon Apr 22 19:41:56 CEST 2013]; root of context hierarchy
22-abr-2013 19:41:56 org.springframework.beans.factory.xml.XmlBeanDefinitionReader loadBeanDefinitions
INFO: Loading XML bean definitions from ServletContext resource [/WEB-INF/applicationContext.xml]
22-abr-2013 19:41:56 org.springframework.context.support.AbstractApplicationContext obtainFreshBeanFactory
INFO: Bean factory for application context [org.springframework.web.context.support.XmlWebApplicationContext@513d61]: org.springframework.beans.factory.support.DefaultListableBeanFactory@7f5580
22-abr-2013 19:41:57 org.springframework.beans.factory.support.DefaultListableBeanFactory preInstantiateSingletons
INFO: Pre-instantiating singletons in org.springframework.beans.factory.support.DefaultListableBeanFactory@7f5580: defining beans [CompoundEventsDwr,CustomViewDwr,DataPointDetailsDwr,DataPointEditDwr,DataSourceEditDwr,DataSourceListDwr,EmportDwr,EventHandlersDwr,EventsDwr,MailingListsDwr,MaintenanceEventsDwr,MiscDwr,PointHierarchyDwr,PointLinksDwr,PublisherEditDwr,PublisherListDwr,ReportsDwr,ScheduledEventsDwr,SystemSettingsDwr,UsersDwr,ViewDwr,WatchListDwr,ScriptsDwr,localeResolver,messageSource]; root of factory hierarchy
22-abr-2013 19:41:57 org.springframework.web.context.ContextLoader initWebApplicationContext
INFO: Root WebApplicationContext: initialization completed in 657 ms
22-abr-2013 19:41:57 com.serotonin.mango.MangoContextListener contextInitialized
INFO: Mango context starting
22-abr-2013 19:41:58 org.apache.catalina.core.StandardContext listenerStart
GRAVE: Excepción enviando evento inicializado de contexto a instancia de escuchador de clase com.serotonin.mango.MangoContextListener
java.util.MissingResourceException: Can't find bundle for base name env, locale es_ES
at java.util.ResourceBundle.throwMissingResourceException(ResourceBundle.java:1427)
at java.util.ResourceBundle.getBundleImpl(ResourceBundle.java:1250)
at java.util.ResourceBundle.getBundle(ResourceBundle.java:705)
at com.serotonin.util.PropertiesUtils.<init>(PropertiesUtils.java:30)
at com.serotonin.util.PropertiesUtils.<init>(PropertiesUtils.java:24)
at com.serotonin.mango.Common.getEnvironmentProfile(Common.java:310)
at com.serotonin.mango.db.DatabaseAccess.createDatabaseAccess(DatabaseAccess.java:77)
at com.serotonin.mango.MangoContextListener.databaseInitialize(MangoContextListener.java:370)
at com.serotonin.mango.MangoContextListener.contextInitialized(MangoContextListener.java:101)
at org.apache.catalina.core.StandardContext.listenerStart(StandardContext.java:4206)
at org.apache.catalina.core.StandardContext.start(StandardContext.java:4705)
at org.apache.catalina.core.ContainerBase.addChildInternal(ContainerBase.java:799)
at org.apache.catalina.core.ContainerBase.addChild(ContainerBase.java:779)
at org.apache.catalina.core.StandardHost.addChild(StandardHost.java:601)
at org.apache.catalina.startup.HostConfig.deployDescriptor(HostConfig.java:675)
at org.apache.catalina.startup.HostConfig.deployDescriptors(HostConfig.java:601)
at org.apache.catalina.startup.HostConfig.deployApps(HostConfig.java:502)
at org.apache.catalina.startup.HostConfig.start(HostConfig.java:1317)
at org.apache.catalina.startup.HostConfig.lifecycleEvent(HostConfig.java:324)
at org.apache.catalina.util.LifecycleSupport.fireLifecycleEvent(LifecycleSupport.java:142)
at org.apache.catalina.core.ContainerBase.start(ContainerBase.java:1065)
at org.apache.catalina.core.StandardHost.start(StandardHost.java:840)
at org.apache.catalina.core.ContainerBase.start(ContainerBase.java:1057)
at org.apache.catalina.core.StandardEngine.start(StandardEngine.java:463)
at org.apache.catalina.core.StandardService.start(StandardService.java:525)
at org.apache.catalina.core.StandardServer.start(StandardServer.java:754)
at org.apache.catalina.startup.Catalina.start(Catalina.java:595)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(NativeMethodAccessorImpl.java:39)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597)
at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.start(Bootstrap.java:289)
at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.main(Bootstrap.java:414)
22-abr-2013 19:41:58 org.apache.catalina.core.StandardContext start
O ambiente que eu estou usando é o seguinte:
jdk1.6.0_43
apache-tomcat-6.0.36
eclipse juno
apache-maven-3.0.5
MySql
passos:
- Eu baixei o código da agência rbautomacao-fsgv e configurou como um projeto maven.
- Eu incluí as bibliotecas (que não eram tão dependências no pom.xml) como "jar externo" no caminho de construção. Isto irá resolver todos os erros de compilação
- Eu modifiquei o templates / env.properties para configurar meu bbdd de arquivo. Eu incluí o conector do bbdd
- Eu criei um novo tomcat6 servidor de eclipse. Em run> configurations> classpath eu incluí as seguintes bibliotecas (de outra forma, eu não começar com "NoClassDefFoundError")
spring.jar
seroutils.jar
servlet-api.jar
primavera-webmvc.jar
commons-logging.jar
Eu revi sob WEB-INF/classes que são arquivos de linguagem relevantes "messages_es.properties".
Existe algum guia de instalação para eclipse / tomcat? Você pode me ajudar com este particular?
Desculpe se a tradução não é totalmente correcta, eu moro em Barcelona e não tenho conhecimento de Português.
Muito obrigado antecipadamente, e quero felicitá-lo pelo grande trabalho que tem feito para o desenvolvimento com esta ferramenta.
Gabi Calvillo.