Alterado texto display lcd no arduino atraves do scadabr

bem, como diz o topico,estou buscado uma forma de fazer com que uma variavel de texto, ao introduzir ou alterar um texto no scada ele mude tb no lcd no arduino...

alguem sabe me dizer se tem como?

Impossível não é, mas será bem difícil, o ScadaBR se comunica geralmente com o Arduino em modbus (isso se você configurou o sketch assim), o problema é que cada registrador tem apenas 16 bits, cada caractere de texto ocupa 8 bits, ou seja, você só vai conseguir escrever 2 letras por registrador, nada que seja impedidivo, talvez uma solução é limitar o número que letras que serão enviadas para o arduino e criar na tela do ScadaBR uma caixa para a inserção do texto, uma não, várias, por exemplo, se quisesse colocar no máximo 6 letras, poderia criar 3 caixas de texto, escrever 2 letras em cada e criar um botão para enviar, o texto ia ocupar 3 registradores e no arduino você precisaria tratá-lo para que ele fosse remontado.

Bom, uma forma mais fácil é trabalhar o arduino junto com um shield Ethernet, aí no ScadaBR você cria um "publisher" do tipo "Remetente Http" e trata no arduino para receber o que for enviado pelo método GET ou POST, assim não terá limitação.

Creio que a segunda forma é a mais fácil, mesmo sendo mais cara.

Att.

Eng. Fabio Durão

olha a primeira eu achei interessante, a segunda nao teria como pois vou usar a comunicação via RS485 mesmo... vc poderia me orientar ou me informar um tutorial de como fazer? acho q dois ou tres caracteres resolvem meu problema, preciso escrever on off... ficarei grato pela ajuda

Amigo, explique melhor o porque quer enviar o texto on e off por teclado, dependendo do que precisa podemos resolver de uma forma diferente, poderia talvez mandar apenas 1 e 0 por um botão e no arduino fazer uma

if (var = 1);

var="on";

else;

if (var = 0);

var="off";

e só depois mostrar a "var" no lcd, tudo depende do que pretende fazer.

Att.

Eng. Fabio Durão

vou estudar isso que vc me mandou,mas to pensando em mudar essa ideia... o que eu queria mesmo e nao achei no scadabr foi criar um display no estilo leds ao invez do que é mostrado como texto mesmo,

entao ou seja, tem como eu pegar os dados que o scada receber, por exemplo "1", e mostrar uma imagem GIF ou JPG que represente o numero 1?

vou estudar isso que vc me mandou,mas to pensando em mudar essa ideia... o que eu queria mesmo e nao achei no scadabr foi criar um display no estilo leds ao invez do que é mostrado como texto mesmo,

entao ou seja, tem como eu pegar os dados que o scada receber, por exemplo "1", e mostrar uma imagem GIF ou JPG que represente o numero 1?