Ajuda - Scada e DNP3/modbus

Olá pessoal.

Estou tentando realizar um comunicação entre 2 computadores onde um computadoreseria uma central de comandos e registros (Mestre), e o outro computador (Escravo) seria uma emulação de um conjunto de sensores e atuadores. Pela central de comandos seria possível ler e atuar diretamente nos sensores do computador remoto.

Minhas dúvidas são:

  1. É possivel realizar esta proposta utilizando o ScadaBR?
  2. Como eu configuraria os computadores (tanto o mestre como o escravo)? O mestre eu criaria um datasource com DNP3 Serial/Modbus Serial, e no escravo eu criaria um data source virtual com as variáveis (data points) que quero monitorar?
  3. A criação das variáveis, elas necessariamente devem ter a mesma id nos data sources?

Se alguem tiver como ajudar ou tiver algum exemplo eu ficaria muito agradecido.

Grato pela atenção!

Vou explicar de forma bem resumida, não seria possível usando dois PCs com ScadaBR fazer o que propõe, visto que um deles deveria estar configurado como Slave simulador. Os Data Source virtuais não acessam a porta e não se comunica com outros protocolos.
O que você pode fazer e colocar um Slave Simulator de Modbus,:
Alguns links:

http://www.plcsimulator.org/

Boa noite, Rafael!
Meu nome é Ricardo e estou querendo realizar alguns testes com o protocolo DNP3, porém não sei por onde começar. Eu gostaria de fazer uma conexão entre pelo menos 2 máquinas Linux/Windows gerando tráfego com DNP3, como o amigo Emmanoel disse. Consegui instalar uma aplicação chamada Axon Test no Windows, mas no Linux não consigo instalar nada para responder os pacotes enviados pelo Windows, apenas vejo com Wireshark os pacotes sendo enviados e retransmitidos.
Você sabe de algum pacote que posso instalar para simular um escravo/mestre em Linux? Alguma forma de gerar fluxo DNP3 na rede?
Desde já agradeço!
Att,
Ricardo Ferrari

Como anda o projeto rccferrari? O fluxo precisa ser em DNP3? nunca o utilizei, mas se a idéia é apenas comunicar dois computadores, isto pode ser feito pelo "publisher http" e pelo "receiver http", o primeiro envia dados e o segundo recebe, então se quiser que ambos PC's falem e escutem, irá precisar configurar um publisher e um receiver em cada PC, dá para trabalhar com método GET e POST em http, é bem interessante, pode direcionar por IP o envio e filtrar o recebimento por IP também, se interessar dá um toque que posso passar mais detalhes.

Att

Eng. Fabio Durão