Bom dia!
Estou tendo dificuldade em realizar a instalação do ScadaBR no Ubuntu 20.04, Realizei a instalação do tomcat9 e do java mas não rodou o ScadaBR.
Já segui diversos tutoriais mas não obtive sucesso.
Sou novo nessa área se alguém puder me dar dicas eu agradeço.
Ajuda para realizar a instalação do ScadaBR no Ubuntu 20.04 - SOLUCIONADO
Bom dia.
Qual versão do ScadaBR, java esta usando? Qual procedimento de instalação esta usando?
Abra um terminal linux usando a combinação Ctrl + Alt + T ou procurando o gnome-terminal na busca:
Apertando Alt F2 e digitando gnome-terminal
ou simplesmente, pressione o botão direito do mouse no papel de parede do ubuntu e escolha no menu de contexto, abrir terminal. Você vai obter uma janela preta com o cursor piscando. Este é o terminal de comandos do Linux. Ai comece com os comandos abaixo:
INSTALAÇÃO JAVA 6
Referência: https://www.vultr.com/docs/how-to-manually-install-java-8-on-ubuntu-16-04
Download java, baixar extensão .bin https://www.oracle.com/java/technologies/javase-java-archive-javase6-downloads.html
depois de realizar o download você deve mover o pacote para o diretório onde você deseja realizar a instalação, no meu caso foi: /opt/
mv jdk-6u45-linux-x64.bin /opt
Com o pacote já no local da instalação execute os seguintes comandos
chmod +x jdk-6u45-linux-x64.bin
sh jdk-6u45-linux-x64.bin
Agora você deve editar o arquivo environment da pasta /etc
vi /etc/environment
Edite a linha da variável PATH existente adicionando as pastas de caixa abaixo, separadas com um “:”(dois pontos). Não esqueça de colocar “:” entre os caminhos das pastas, adicione isso no final da linha PATH existente, pois se você apagar a linha Original, seu sistema Linux poderá ficar instável.
:/opt/jdk1.6.0_45/bin:/opt/jdk1.6.0_45/db/bin:/opt/jdk1.6.0_45/jre/bin
O conteúdo do arquivo ficará semelhante a isso.
PATH=…(linha path original)…:"/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/opt/jdk1.6.0_45/bin:/opt/jdk1.6.0_45/db/bin:/opt/jdk1.6.0_45/jre/bin"
J2SDKDIR="/opt/jdk1.6.0_45"
J2REDIR="/opt/jdk1.6.0_45/jre*
JAVA_HOME="/opt/jdk1.6.0_45"
DERBY_HOME="/opt/jdk1.6.0_45/db"
Informe ao ubuntu o local de instalação do java
sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/opt/jdk1.6.0_45/bin/java" 0
sudo update-alternatives --install "/usr/bin/javac" "javac" "/opt/jdk1.6.0_45/bin/javac" 0
sudo update-alternatives --set java /opt/jdk1.6.0_45/bin/java
sudo update-alternatives --set javac /opt/jdk1.6.0_45/bin/javac
Dê a localização de java e javac como você forneceu.
update-alternatives --list java
update-alternatives --list javac
Verifique a Versão do java
java –version
O resultado deve ser semelhante a isso
java version "1.8.0_151"
Java™ SE Runtime Environment (build 1.8.0_151-b12)
Java HotSpot™ 64-Bit Server VM (build 25.151-b12, mixed mode)
Você deve ser capaz de ver sua versão java instalada, o que significa que você instalou com sucesso o Oracle JDK.
INSTALAÇÃO TOMCAT 7
Referência - https://geekflare.com/tomcat-7-installation-guide-linux/
Realize o Download do Tomcat7 versão 7.0.62
https://tomcat.apache.org/download-70.cgi
Transfira o pacote baixado para o diretório onde deseja instalar o tomcat, você deve estar no diretório onde o pacote foi baixado ou especificar o caminho completo.
mv apache-tomcat-7.0.62.zip /opt/
Vá até a pasta para onde o pacote foi movido, no caso /opt/.
Depois execute o seguinte comando para descompactar os arquivos.
unzip apache-tomcat-7.0.62.zip
Você terá uma nova pasta chamada apache-tomcat-7.0.62
Vá para a pasta apache-tomcat-7.0.62/bin
cd /apache-tomcat-7.0.62/bin
Execute startup.sh para inicializar o tomcat.
#./startup.sh
Se você está recebendo permissão negada durante a execução so arquivo sh, então você precisa alterar a permissão para o arquivo sh como executável.
chmod 755 *.sh
Execute o startup sh novamente.
./startup.sh
Você deverá obter o seguinte resultado:
Using CATALINA_BASE: /opt/apache-tomcat-7.0.62
Using CATALINA_HOME: /opt/apache-tomcat-7.0.62
Using CATALINA_TMPDIR: /opt/apache-tomcat-7.0.62/temp
Using JRE_HOME: /
Using CLASSPATH: /opt/apache-tomcat-7.0.62/bin/bootstrap.jar:/opt/apache-tomcat-7.0.62/bin/tomcat-juli.jar
Tomcat started.
Para verificar se o tomcat foi inicializado acesse http://localhost:8080
Realizadas com sucesso as instalações do tomcat7 e do java6, eu realizei o download do ScadaBR-1.0CE
Através desse link: https://sourceforge.net/projects/scadabr/files/latest/download
Optei por utilizar a base de dados padrão (Derby) do ScadaBR, por esse motivo não foi necessária a instalação de um banco de dados. (Confira as configurações de env.properties nos arquivos do ScadaBR e o manual do usuário do ScadaBR).
Depois de realizar o download do ScadaBR eu movi o pacote ScadaBR.war para a pasta webapps do tomcat e testei o acesso através do navegador.
PROBLEMA SOLUCIONADO!!
Esse foi o passo a passo que solucionou o meu problema na instalação do ScadaBR no Ubuntu 20.04lts.
Agradeço o amigo WAGNER DE QUEIROZ que não mediu esforços em me ajudar na solução desse problema, me direcionando toda a atenção, tempo e paciência para me passar as dicas e tutoriais que nos levaram a solução do problema que eu enfrentava.
Espero que esse passo a passo ajude a muitos assim como me ajudou.
Bom dia meu amigo Wagner de Queiroz!
Agradeço muito pelo tempo e paciência a mim destinados, apesar de não ter prática em fóruns e essa ter sido a primeira vez que eu participo de um fórum eu procurei passar de forma simples e objetiva o passo a passo da instalação que nós realizamos.
obrigado!
Olá,
Ótimo tutorial…
Estou com o Ubuntu 20.04 (Server) e ScadaBR-1.0CE fiz a instalação conforme o tutorial porem o request
retorna HTTP Status 404 - /ScadaBR
type Status report
message /ScadaBR
description The requested resource is not available.
Apache Tomcat/7.0.62
Alguém tem ideia? Já dei uma pesquisada e não encontro nada.
Olá,
Primeiramente gostaria de agradecer pelo tutorial. Instalei no Mint 20C e funcionou!!
Porém como sou iniciante em linux gostaria de saber de vocês se é possível deixar o tomcat inciando automático junto com o sistema. Desde já agradeço.
Sim, é possível fazer o tomcat iniciar automáticamente com o sistema, estou trabalhando no script para iniciar o tomcat com o sistema, em breve estará disponível para download.
No momento, utilize o procedimento abaixo: