Estou implementando o ScadaBR para monitoração da distribuição de energia em um Datacenter. Os equipamentos que utilizam o protocolo Modbus foram fáceis de adicionar, apesar de muitos registros, pois utilizei o auxílio de uma planilha excel já que manualmente adicionar de um a um seria demasiadamente trabalhoso, são 9 equipamentos de um tipo com milhares de registro e outros 4 tb com milhares de registros.
Agora estou tentando adicionar um UPS no datasource, o que foi feito sem problemas. O que acontece é que ao adicionar o datapoint, quando vou examiná-lo na guia do watch list, o resultado retornado é "(n/a)", no entanto na caixa "Host de teste SNMP", ao clicar em "Busca valor OID", há o retorno do valor.
Gostaria de saber o que pode estar ocorrendo de errado, abaixo segue a tela de configuração:
que bom que entrou em contato. Estou tentando fazer o ScadaBr ler meus dois modens ADSL. Estou tendo dificuldades. Não consigo acessar via internet. Tenho que liberar alguma porta ou só habilitar o serviço de snmp?
Cara, os manuais são muito ruins. eles só descrevem as telas e nada mais.
Então, pela net não funciona. Mas na intranet até que dá um sinal. Tipo, como todos são de endereço 192.168.1.1 eu coloquei esse endereço nos dois locais que mencionou host e local host. Parece que ele lê, mas ai vem qual informação pegar. Eu coloquei um programa para varrer o equipamento. Até me dá vários endereços. Tento na versão 1, se eu coloco na versão 3 pede várias informações que não coloco dentro do roteador, dai eu fico boiando.
Preciso disso pois minha automação residencial depende de dois roteadores, um na minha casa e outro na minha mãe.
Eu utilizo muito esse protocolo no SNMP e funciona muito bem.
Basicamente o que faço é usar um sofware capaz de fazer uma varredura de oids ou seja o comando walk, o MibBrowser da Ireasoning é ótimo para isso.
Depois pego as informações encontradas e coloco no ScadaBR, inclusive o tipo de dado se numero, alfanumérico ou binário
Problenas de N/A podem ocorrer por falta de resposta do dispositivo, assim fazer a leitura a cada 1 segundo pode causar esses problema, recomendo o minimo de 30 segundos.
Quanto a monitorar modens, primeiro use o mibbrowser, certifique-se que tem respostas em seguida insira no ScadaBr.
Eu uso o MibBrowser. Gostei disso. Consegui entender um pouco da estrutura das OIDs. Peguei alguns como exemplo. Acontece que estou habilitando o serviço snmp dentro do roteador, mas ao tentar acessar via internet não consigo. Eu tenho o roteador usando um ddns. Então, quando digito meu endereço bate no meu roteador. Mas não sei se tem que fazer algo a mais, pois não consigo acessar.
Para a utilização do SNMP busco a árvore dos OID ou descrição da mib para aquele equipamento/marca.
Existe este site que bem completo: http://www.oidview.com/mibs
Em seguinda via linux onde esta configurado o ScadaBR utilizo o comando snmpwalk para buscar o valor e conferir a comunicacao. obs: Não conheco o MibBrownser, estarei testado afim de conhece-lo também