Acesso ao Banco de Dados Derby

Olá,

Preciso fazer acesso ao banco de dados Derby para que eu possa modificar os dados aquisitados.

Como devo proceder?

Qual arquivo devo acessar para que eu modifique meus dados?

Grato,

Pedro. 

 

Oi Pedro,

Existem sim algumas ferramentas de gestão de bancos Derby

  • SQuirrel DB - http://sourceforge.net/projects/squirrel-sql;
  • RazolSQL - pago;
  • DbVis - pago;

Acredito que seja a melhor forma de começar... Você precisa também conhecer um pouco da estrutura da base de dados do ScadaBR. Graças a um trabalho de bacharelado temos uma representação da estrutura do SQL do Mango M2M, projeto de onde o ScadaBR se derivou.

* Thanks to Juhasz Bela

Diego,

Fico grato pela atenção dispensada em minhas dúvidas. Eu baixei o RazorSQL a fim de tentar gerenciar meus dados, contudo, o problema agora é saber qual arquivo devo acessar para que eu possa manipulá-los. Neste gerenciador, passei como parâmetro de driver 'org.apache.derby.jdbc.EmbeddedDriver' e como endereço de conexão 'jdbc:derby:C:/JavaApis/apache-tomcat-5.5.20/bin/scadabrDB' e nenhum dado fora retornado.

Assim sendo, questiono: essas são as diretrizes e endereços que devo passar para que possa acessar o banco de dados Derby?

Att,

Pedro

Oi Pedro,

Sua dúvida foi além do que eu sei... =/

Quem sabe dando uma pesquisada aqui:

http://www.razorsql.com/docs/connection_derby.html

Boa sorte, e posta aqui se você descobrir uma solução.

Att.

Boa tarde a todos, algum tem as diretivas corretas para acessar um datasource SQL Derby?

Olá a todos,

Sei que o posto original é meio antigo, mas como as respostas ficam armazenadas aqui, não custa perguntar. Também estou em busca de uma forma de abrir o Derby e ter acesso as informações fora do ScadaBR. Alguém tem o passo a passo de como abrir o banco Derby e puxar os dados? Obrigado!

No windows, entre no prompt de comando, acesse a pasta Lib dentro de WEB-INF e execute a ferramente IJ (gerenciador do banco de dados derby):

C:\Program Files\ScadaBR\webapps\ScadaBR\WEB-INF\lib>java -cp derbytools.jar;derby.jar org.apache.derby.tools.ij

Para se conectar ao banco de dados, digite:

connect 'jdbc:derby:C:\Program Files\ScadaBR\bin\scadabrDB';

Para testar, você pode realizar uma consulta na lista de usuários:

select * from users;

Vou ressuscitar esse tópico porque encontrei um ótimo gerenciador de banco de dados, que é open source e compatível com Derby (e também com muitos outros bancos). Trata-se do DBeaver. Fica a dica para quem precisar mexer com o Derby e quiser uma ferramenta gráfica.

Acerca do DBeaver,

Uma vez instalado o DBeaver, siga os passos abaixo:

ao abrir o Dbeaver, abaixo do menu file, existe um ícone de uma tomada azul.
image

Clique nela e ele vai abrir essa caixa de dialogo:

Escolha: Derby Embedded

No campo Path, coloque a localização da pasta scadabrDB: Por padrão, quando instalamos o ScadaBR1.2 no Linux, ele aponta para o caminho abaixo

/opt/ScadaBR/tomcat/webapps/ScadaBR/db/scadabrDB

para saber se tudo esta certo, e você tem acesso a pasta scadabrDB, clique no botão teste Conexão e se tudo estiver OK, irá obter o resultado abaixo:

image

Importante: É necessário parar o ScadaBR e o tomcat para que o DBeaver possa acessar o Derby integrado, pois ele acessará diretamente os arquivos do banco.

Clicando em OK, você obterá a conexão ao banco e poderá acessar as tabelas do ScadaBR que estão abaixo de APP

Agora você pode fazer instruções SQL para manipular o banco de dados do ScadaBR…

DBeaver acessando Mysql ou MariaDB ?

Derby e MySQL ou MariaDB no DBaver ao mesmo tempo? SIM!

Para o MYSQL, o processo é quase o mesmo, só que você usa o IP ou nome da máquina onde fica o MySQL,

Contudo existe umas pegadinhas: o DBeaver não acessa conta do mysql que não tenha senha ou a senha seja em branco. ou as vezes nao acessa a conta root de uma máquina remota se ele não tiver permissão para isso.

Outra pegadinha é voce obter a mensagem de erro ao testar a conexão ou tentar logar no mySQL:
Public Key Retrieval is not allowed

Esta mensagem é fácil de ser resolvida:
Clique em editar Conexão ou pressione F4 com a conexão MYSQL selecionada e clique em Driver Settings:

marque a opção: Public Key Retrieval is not allowed como TRUE e Teste a conexão. Funcionando, clique em OK.

Caso não possa logar como root remoto, não se preocupe, vamos criar um usuário no mysql para isso…

entre no mysql e execute:

USE mysql;
CREATE USER 'usuario'@'localhost' IDENTIFIED BY 'UmaSenhaQualquer';

agora que criamos no MySQL o Usuário com a senha, e agora vamos dar as permissões de login remoto.

execute esses comandos:

GRANT ALL ON *.* TO 'usuario'@'localhost' WITH GRANT OPTION;
FLUSH PRIVILEGES;

ATENÇÃO: Esse usuário tem os mesmos poderes do root. Use com cuidado…

No DBeaver só criar uma conexão ao Mysql/MariaDB usando esse usuário criado.

Link para artigo sobre MySQL8 no DBeaver

1 curtida

Para quem esta sem ferramentas e precisa bisbiliotar o banco de dados do derby e o scadabr caiu…

No Linux voce dever ir na pasta onde esta a pasta scadabrDB

No scadaBR1.2 esta em webapps/ScadaBR/db/scadabrDB

verifique na pasta
webapps/ScadaBR/WEB-INF/lib se tem os arquivosderby.jar e derbytools.jar e ai crie o arquivoij.sh na pasta db com o comando abaixo:

nano /opt/ScadaBR/tomcat/webapps/ScadaBR/db/ij.sh

e coloque essas linhas:

echo "Iniciando Apache Derby ij command CLI ... aguarde"
echo "    Para conectar ao banco: connect 'jdbc:derby:scadabrDB';"
echo "    Para sair digite: quit;"
export CLASSPATH=/opt/ScadaBR/tomcat/webapps/renner/WEB-INF/lib/derby.jar:/opt/ScadaBR/tomcat/webapps/renner/WEB-INF/lib/derbytools.jar
java org.apache.derby.tools.ij

salve com o atalho Ctrl + X e o torne executável:

chmod +x ij.sh

agora basta chamar ./ij.sh…