2 data sources Modbus serial

Bom dia, estou com um data source em modbus serial na porta 4 e outro na porta 5.
com os dois em funcionamento somente o da porta 5 funciona normalmente, já o da porta 4 perde comunicação.
Qual será o problema?

Bem, sem informações mais detalhadas fica difícil supor qual seria o problema. Entre algumas das informações que seriam úteis para compreender melhor o problema estão:

  • O seu sistema operacional e versão (Windows 10, Windows 7, Linux, etc.)
  • A versão instalada do ScadaBR, do Tomcat e do Java
  • O tipo de equipamento que você está comunicando via Modbus (um CLP, Arduino, etc.). São dois equipamentos iguais?

Como se trata de Modbus Serial, eu posso recomendar algumas coisas que você pode conferir para ver se acha uma solução:

  • Dê uma olhada na pasta de logs do Tomcat, e confira se existe algum erro relacionado ao Modbus Serial
  • Veja se consegue tentar atualizar a biblioteca rxtxSerial, que o ScadaBR utiliza para fazer a comunicação serial. Muita gente (inclusive eu) teve problemas com o uso dessa biblioteca. Aqui tem um tutorial (não testei se funciona) de como atualizar a biblioteca. Também achei na internet essa página com os binários para download.
  • Verifique as configurações do seu data source Modbus, para ver se não há algum problema na configuração de timeout ou de outro parâmetro, e também se o problema pode estar no seu equipamento em vez do ScadaBR

Por fim, caso o problema persista, você pode tentar uma solução paliativa como:

  • Usar um conversor Modbus Serial para Modbus TCP/IP
  • Usar um servidor OPC para ler os dados do equipamento e retransmitir ao ScadaBR

Espero que essas dicas sejam úteis,
Abraços.