Utilizando o ScadaBR em conjunto com o Arduino UNO

Fala galera, tudo certo?

Segue neste tópico os links dos materiais que desenvolvi sobre a utilização do ScadaBR juntamente com o Arduino UNO. Os conteúdos em questão são vídeos curtos, no formato de passo a passo.

Nos vídeos estou utilizando o ScadaBR 1.0, porém, mais adiante, quando a versão 1,1 for disponibilizada para todos, irei desenvolver conteúdos utilizando a mesma. Por outro lado, estou constantemente refazendo alguns vídeos para incluir exemplos das aplicações em funcionamento e também por que tenho aprendido a fazer melhor o que já elaborei anteriormente. A tendência é refazer todos os vídeos e deixa-los como referência para quem quiser utilizar o ScadaBR com um Arduino.

Espero que gostem!

OBS: Por enquanto, consigo colocar apenas 2 links no tópico, portanto, estou linkando os vídeos mais novos. Assim que puder colocar mais links, irei atualizar aqui. Para ver os outros vídeos, basta ir na playlist do ScadaBR no canal.

ScadaBR #01: Aprenda a instalá-lo em menos de 5 minutos!

[ScadaBR #02: Primeiros passos com Arduino e ScadaBR utilizando o protocolo Modbus Serial] (https://www.youtube.com/watch?v=WJTo8kDhJvc&t=7s&list=PLbh4Rl3CpRRTS3WfAZF5dciFABuYxpQuj&index=2)

ScadaBR #03: Aquisição de dados com Arduino em 5 minutos!

ScadaBR #04: Acionamento de cargas com o Arduino UNO através do ScadaBR

ScadaBR #05 - Utilizando variáveis de entrada do Arduino para realizar acionamentos em 5 minutos!

ScadaBR #06 - Supervisórios para Arduino em 5 minutos! - Parte 1

5 curtidas

Pow que Massa Daniel!!

Sempre curti esses videos feitos, Parabéns!!

Eu adorei esses vídeos. Vou fazer alguns testes também usando bibliotecas simples e a do Prof. Sarmento.

Nao estou consegui do fazer comunicacao, com mru ardoino fiz todo procedimento e nada. Diz falta de porta, consigo carregar o shecth para o ardoino mais quando faco testes com os escravos dar essa falha de falta de porta sera que e a versao do ardoino?

@jacksonandrade,

você precisa mostrar mais detalhes do que está fazendo. Assim podemos entender com precisão e ajudar rapidamente.

olá amigo! boa tarde. fiz todo procedimento mostrado no seu vídeo que por sinal esta ótimo, mais não deu certo a pergunta não estou conseguindo ter comunicação com meu ardoino!

Amigo,

essa comunicação é enjoada mesmo. Tem muitos detalhes. Precisa seguir passo a passo com bastante cuidado. É difícil fazer um tutorial completo por falta de tempo.
Mas uma proposta pra vc é ir fazendo um post colocando todos os passos. Como um diário. Ai vamos em cima de onde está errando.
Topa?

boa noite mano!

olha só estou tendo dificuldade carreguei toda lista para o ardoino não ocorreu nenhum erro por sinal mais na hora que coloco para o scadabr fazer a leitura aparece esse erro

com.serotonin.io.serial.SerialParameters cannot be cast to com.serotonin.modbus4j.serial.SerialPortWrapper

a o meu ardoino esta com essa programação:

#include <SimpleModbusSlave.h>

#define LED 9

enum
{

VALOR_POT,
VALOR_PWM,
HOLDING_REGS_SIZE
};

unsigned int holdingRegs[HOLDING_REGS_SIZE];

void setup()
{
modbus_configure(&Serial, 9600, SERIAL_8N1, 1, 2, HOLDING_REGS_SIZE, holdingRegs);

 modbus_update_comms(9600, SERIAL_8N1, 1);

 pinMode(LED, OUTPUT);

}

void loop()
{
modbus_update();

 holdingRegs[VALOR_POT] = analogRead(A0); 
 
 analogWrite(LED, holdingRegs[VALOR_PWM]);   

}

tem como mimn ajudar já que sou novo nesse mundo do ardoino?

Bom dia Daniel! como vai? olha só sou novo aqui no fórum só preciso de uma ajudinha para resolver meu probleminha com a comunicação do meu arduino uno e comunicação com scadabr, em relação ao seu vídeo esta ótimo bem detalhado só que não estou conseguindo comunicar com meu arduino, se der para min dar uma ajudinha estarei muito grato.

a o meu ardoino esta com essa programação:

#include <SimpleModbusSlave.h>

#define LED 9

enum
{

VALOR_POT,
VALOR_PWM,
HOLDING_REGS_SIZE
};

unsigned int holdingRegs[HOLDING_REGS_SIZE];

void setup()
{
modbus_configure(&Serial, 9600, SERIAL_8N1, 1, 2, HOLDING_REGS_SIZE, holdingRegs);

 modbus_update_comms(9600, SERIAL_8N1, 1);

 pinMode(LED, OUTPUT);

}

void loop()
{
modbus_update();

 holdingRegs[VALOR_POT] = analogRead(A0); 
 
 analogWrite(LED, holdingRegs[VALOR_PWM]);   

}
tem como mimn ajudar já que sou novo nesse mundo do ardoino?



e quando salvo e habilito para fazer comunicação com o arduino aparece essa mensagem:


com.serotonin.io.serial.SerialParameters cannot be cast to com.serotonin.modbus4j.serial.SerialPortWrapper