Script Instalação Raspberry Pi 3

Isso mesmo. A versão 1.1, como foi distribuida tem problemas com serial. o Modbus ip funciona normalmente.
Use a versão 1.0, que é a que eu uso no linux. Ela funciona serial normalmente.

Realmente, para versão 1.0 só java 6 e tomcat 6.

Até

Desculpa a demora na resposta. A Raspbian tem o java6 nos repositorios mas só é acessível quando fazemos certos ajustes no gerenciador de pacotes. estou fazendo isso agora e vou fornecer um novo script para instalacao da raspberryPi usando a versao 0.9 do ScadaBR que funciona com o modprobe serial…

Aproveitando o momento, ja tentei varia vezes instalar o java 6 mas sem sucesso. Ate tentei baixar o arquivo na oracle, mas nao acha o arquivo …tar.gz. Quando instalei a ultima vez, usei o java 7. Teria um tutorial para instalar o java 6?

O Java6 esta nos repositórios da Raspberry, contudo numa versao mais velha, estou fazendo um novo script para isso.

@WagnerdeQueiroz

Boa Noite meu caro!
Fiz seu procedimento para testar o Scada no Raspberry.
Sou muito cru de Linux. Sei pouquíssima coisa.
Então, não deu certo cara…
Acessando o 127.0.0.1:8080, o Tomcat tá funcionando, mas ao acessar a pasta do ScadaBR dá erro 404…
Minha dúvida é em relação ao java, não vi nada nesse instala.sh…

Bom dia, desculpa a demora na resposta.

O Raspbian já vem com o java instalado. O meu script instala o Tomcat (que requer o java para funcionar), instala o ScadaBR e instala o patch.

Notei que algumas placas RaspberryPI estao muito lentas com a inicializacao do Tomcat pela primeira vez. Acredito que possa ser o cartão de memória usado. Já que o deploy do ScadaBR gera uma quantidade grande de arquivos pequenos que precisam ser alocados no cartão de memoria. O timer de espera que coloquei após a partida da primeira vez do tomcat deverá ser revisto. Estou fazendo testes com alguns cartões diferentes para ver o tempo exato. Contudo, acredito que devo usar uma outra tática para o processo.

Basicamente o Script após a instalação do tomcat faz a partida do tomcat…
o tomcat verifica a pasta webapps
o tomcat detecta um arquivo .war do scadabr
ele descompacta esse arquivo .war
o script espera um tempo e derruba o tomcat para colocar o patch que só pode ser colocado com o tomcat parado.
o script seta as permissoes da pasta recem atualizada do patch e reinicia o serviço do tomcat que por sua vez deveria carregar o ScadaBR.

O que voce pode fazer por enquanto é regravar novamente a imagem do raspbian no cartao, colocar os arquivos e mudar a linha do timer do script para um minuto

veja as linhas do script:

# o scada esta sendo descompactado, aguarde alguns segundos e pare o tomcat
sleep 10

mude a linha sleep para 60

# o scada esta sendo descompactado, aguarde alguns segundos e pare o tomcat
sleep 60

e refaça a instalação…

Estou vendo como detectar que o scadaBR foi descompactado para poder parar o tomcat.

Olá a todos, notei que alguns usuários estão relatando problemas com a instalação deste script na raspberry.

Acredito que o problema do erro 404 é o tempo que defini para parar o tomcat após o deploy do scadabr para a aplicação do patch.

Esta eh a nova versao do script:

# Atualiza o sistema
apt-get update && apt-get upgrade -y
#instala o tomcat8 e o mariaDB
apt install librxtx-java tomcat8 tomcat8-user tomcat8-common tomcat8-admin tomcat8-docs tomcat8-examples mariadb-client mariadb-common mariadb-server -y

#cria o banco de dados no mariadb e define usuario e senha de acesso:
mysql --user="root" --password="scada"  --execute="create database scadabr;CREATE USER 'scadabr' IDENTIFIED BY 'scadabr';GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr.* TO scadabr;"


    #Vai na pasta webapps do tomcat8
    cd /var/lib/tomcat8/webapps/
    #copia o scadabr para a pasta
    cp /home/pi/ScadaBR.war /var/lib/tomcat8/webapps/
    # o scada esta sendo descompactado, aguarde alguns segundos e pare o tomcat
    sleep 60 
    #parando o tomcat
    service tomcat8 stop
    #copia o patch para o scadabr 
    cp /home/pi/WEB-INF.zip /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/
    unzip /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/WEB-INF.zip

    #Agora cria pastas que o tomcat nao criou:
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/common
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/common/classes
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/server/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/common
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/common/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server/
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server/classes

    #muda o dono da pasta do ScadaBR para o usuario tomcat8
    chown tomcat8:tomcat8 /var/lib/tomcat8/ -R
    # Coloca o usuario tomcat8 no grupo dialout (Permite uso da serial)  
    sudo gpasswd -a tomcat8 dialout
    # agora hora de iniciar o servico do tomcat8
    service tomcat8 start

@WagnerdeQueiroz

Então, ontem acabei formatando novamente meu pi.
Para saber, usei o Noobs e instalei o Raspbian por ele.

A única coisa que fiz no meu Raspberry foi tentar instalar o Scada agora pelo script (mesmo com 60 segundos)

A título de informação no terminal joguei java -version e a informação foi:
java version “1.8.0_65”
Java™ SE Runtime Environment (build 1.8.0_65-b17)
Java HotSpot™ Client VM (build 25.65-b01, mixed mode)

Esqueci de avisar que o erro 404 continua…

Update: Vey… Consegui… kkk
Muito obrigado…
só por saber eu segmentei o script e funcionou!!!
Coloquei alguns sleeps a mais e deu certo…
Quando formatar novamente o PI3 eu tento fazer um novo script adicionando mais sleeps…
Muito Obrigado de novo

Olá Renan, que tipo de comunicação vai usar? Você viu que o Sidney comento que a versão 1.1 do Scada, essa do script esta com problema na comunicação modbus?

Então, irei utilizar totalmente o protocolo SNMP.
Irei testar amanhã e te dou um retorno caso seja útil a você.

To de olho na discussão, ok.
Vamos fazer um trabalho legal.

@renan
quero ver o que está planejando.

Então, eu estou usando o modbus serial . Nunca usei este protocolo. Devido ao problema com o modbus na versão 1.1 do escadaBR, instalei novamente a versão 0.9. Agora para facilitar minha vida e a de todos estou escrevendo um script para instalação. Tem que fazer alguns ajustes. Se alguem do forum quiser da uma força, é bem vindo.

instalação scadabr

echo -e " - instalando java7 "
sudo apt-get update && sudo apt-get install oracle-java7-jdk

setando java 7 como padrão

echo -e " - setando java 7 como padrao "
sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /usr/lib/jvm/jdk-7-oracle$
sudo update-alternatives --set java /usr/lib/jvm/jdk-7-oracle-arm-vfp-hflt/bin/$

criação de pasta para o tomcat 6

echo -e " - criação de pasta para o tomcat 6 "
sudo mkdir -p /usr/local/tomcat
chmod 777 /usr/local/tomcat

baixar tomcat7

echo -e “baixar tomcat7”
wget -P /usr/local/tomcat https://archive.apache.org/dist/tomcat/tomcat-7/v7.0$

descompactar arquivo tomcat

echo -e " descompactar arquivo tomcat "
tar xzvf /usr/local/tomcat/apache-tomcat-7.0.52.tar.gz
#baiixar ScadaBR
echo -e " baixar ScadaBR no diretorio webapps tomcat "
wget -P /usr/local/tomcat/apache-tomcat-7.0.52/webapps https://sourceforge.ne$
mv /usr/local/tomcat/apache-tomcat-7.0.52/webapps/download /usr/local/tomcat/a$

baixar, descompactar e instalar comunicação serial

echo -e " instalar comunicação serial "
apt-get install librxtx-java
sudo cp /var/cache/apt/archives/librxtx-java_2.2pre2-13_armhf.deb /home/pi
sudo ar xo librxtx-java_2.2pre2-13_armhf.deb
sudo tar xvf data.tar.xz
sudo cp /home/pi/usr/lib/jni/librxtxSerial.so /usr/lib/jvm/jdk-7-oracle-arm-vfp$
sudo cp /home/pi/usr/lib/jni/librxtxSerial-2.2pre1.so /usr/lib/jvm/jdk-7-oracle$
sudo cp /home/pi/usr/share/java/RXTXcomm.jar /usr/lib/jvm/jdk-7-oracle-arm-vfp-$
sudo cp /home/pi/usr/share/java/RXTXcomm-2.2pre2.jar /usr/lib/jvm/jdk-7-oracle-$

atualizar sistema

echo -e " atualização sistema e pacotes "
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

iniciando tomcat

echo -e " iniciando tomcat "
/usr/local/tomcat/apache-tomcat-7.0.52/bin/catalina.sh start

Script para inicialização automatica

echo -e "Script para inicialização automatica "

echo -e " digitar sudo su"
echo -e " nano /etc/rc.local"
echo -e " export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/jdk-7-oracle-arm-vfp-hflt"
echo -e " export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/jdk-7-oracle-arm-vfp-hflt"
echo -e “case $1 in”
echo -e “start)”
echo -e " /usr/local/tomcat/apache-tomcat-7.0.10/bin/catalina.sh start"
echo -e " ;;"
echo -e “stop)”
echo -e " /usr/local/tomcat/apache-tomcat-7.0.10/bin/catalina.sh stop"
echo -e " ;;"
echo -e “restart)”
echo -e " /usr/local/tomcat/apache-tomcat-7.0.10/bin/catalina.sh stop"
echo -e " /usr/local/tomcat/apache-tomcat-7.0.10/bin/catalina.sh start"
echo -e " ;;"
echo -e “esac”
echo -e “exit 0”

echo -e " salvar, sair e reiniciar o raspberry"

Como não entendo nada de linux, o script ta com problema de descompactar a pasta tomcat.
Tambem, como nao sei como fazer para editar automaticamente o arquivo rc.loca, escrevi o tutorial para iniciar o tomcat automaticamente. Fica aparecendo na tela apos terminar o script.

Olá.

Desculpe não ter ajudado antes, estou numa correria para terminar um deploy e uma aplicação que estou escrevendo para o ScadaBR não se comporta direito…

Sobre o Tomcat7. Esqueça esse script. O tomcat7 esta nos repositórios da raspberry.
apt install tomcat7 deve resolver a questão do tomcat7 e já resolve o problema da inicialização no boot.
Os pacotes estao aqui:
http://archive.raspbian.org/raspbian/pool/main/t/tomcat7/

O mesmo vale para o java6. CONTUDO, ele nao esta disponivel para instalacao pois existe o java 1.8 que é prioridade e existe algumas dependencias do java6 que nao consigo resolver usando o repositorio padrao dele.
Me procure PVT.

Opa, valeu wagner, vou modificar esse meu script. Estou rodando o meu scadabr com o java7, pois nao consegui instalar o java 6. Por hora está tudo tranquilo, comunicando com meus arduinos. Quero deixar um script pronto, pois alem do tomcat, tem que instalar o java e a librxtx. As vezes, do nada meu Scada para de funcionar, ai formato e instalo tudo de novo!!! Aproveitando a oportunidade, sabem dizer qual arquivo que eu posso guardar de backup da minha aplicação no scadabr? nao sei se é possivel. O arquivo ou os arquios que contenham todos meus datapoint´s e datasource´s. Da um trabalhão do caramba para fazer tudo do zero!!!

Recomendo voce copiar TODA a pasta /var/lib/tomcatX/

tomcat7 stop
tar cvf /tmp/backupScadaBR /var/lib/tomcat7
tomcat7 start

Acerca do jre6 ainda estou perseguindo o negocio. Vou refinar seu script. Mas tanto o java7 e o tomcat7 estao no repositorio do sistema e podem ser instalados diretamente pelo apt.

Boa tarde,

Segui os tudo corretamente mas mesmo assim deu erro HTTP Status 404 - Not Found

Comovoces adicionou sleeps ?

Simples, no script antes do service tomcat7 stop, tem uma linha chamada sleep 10. troque o numero 10 por 60.

Ja fiz isso, estou enfrentando o mesmo problema que o Renan, irei tentar fragmentar mais o script e ver oq da. Se coloco http://127.0.0.1:8080/ da como funcionando.