ScadaBR + MQTT + ESP 8266

Boa Tarde, sou novo no ScadaBr e estou desenvolvendo um projeto de TCC na qual terei que monitorar alguns sensores de gás e fogo com base em IOT utilizando ScadaBR. Eu tenho os sensores, esp8266, arduino uno porem ainda não compreendi como utilizar o protocolo mqtt junto ao scada.

1 curtida

Felipebenevides,

o ScadaBR ainda não tem suporte para o protocolo MQTT. Mas esse tipo de trabalho tem sido muito feito usando outros protocolos. O mais comum que tenho visto é o MODBUS IP.
Se quiser se debruçar para desenvolver o protocolo é bom iniciar os estudos mais aprofundados.
Eu já havia lançado essa ideia. Mas vai levar um tempo, pois temos que arrumar a casa.

Bom dia,

Outra duvida, tenho alguns sensores espalhados em determinada distancia e cada sensor tem um esp8266 e tenho um servidor com raspbarry pi 3 com um esp8266, pode me dar uma luz de como o esp8266 irá receber as informações dos sensores? consigo monitorar todos os sensores pelo scadaBR?

@Felipebenevides
Preciso entender mais um pouco sua topologia. Mas é tranquilo. Eu tenho algo parecido.
Faz um esquemático ai e apresenta. Fica bem ilustrado e permite a comunidade ajudar mais.
Estou esperando.

Bom dia,

A ideia é ter um ESP em um servidor raspberry pi 3 com ScadaBR instalado recebendo informações de outros sensores instalados em outros ESP. Segue a imagem para ilustrar um pouco do meu projeto.

@Felipebenevides
Perfeito, é isso mesmo.
Tenho alguns exatamente assim. Meus sensores não são esses, mas vale da mesma forma.
Seguiremos conversando. Faça um roteiro dos seus trabalhos e aponte as dúvidas. Assim seguiremos contigo, ok.

Sidney