ScadaBR + MQTT + ESP 8266

Boa Tarde, sou novo no ScadaBr e estou desenvolvendo um projeto de TCC na qual terei que monitorar alguns sensores de gás e fogo com base em IOT utilizando ScadaBR. Eu tenho os sensores, esp8266, arduino uno porem ainda não compreendi como utilizar o protocolo mqtt junto ao scada.

1 curtida

Felipebenevides,

o ScadaBR ainda não tem suporte para o protocolo MQTT. Mas esse tipo de trabalho tem sido muito feito usando outros protocolos. O mais comum que tenho visto é o MODBUS IP.
Se quiser se debruçar para desenvolver o protocolo é bom iniciar os estudos mais aprofundados.
Eu já havia lançado essa ideia. Mas vai levar um tempo, pois temos que arrumar a casa.

Bom dia,

Outra duvida, tenho alguns sensores espalhados em determinada distancia e cada sensor tem um esp8266 e tenho um servidor com raspbarry pi 3 com um esp8266, pode me dar uma luz de como o esp8266 irá receber as informações dos sensores? consigo monitorar todos os sensores pelo scadaBR?

@Felipebenevides
Preciso entender mais um pouco sua topologia. Mas é tranquilo. Eu tenho algo parecido.
Faz um esquemático ai e apresenta. Fica bem ilustrado e permite a comunidade ajudar mais.
Estou esperando.

Bom dia,

A ideia é ter um ESP em um servidor raspberry pi 3 com ScadaBR instalado recebendo informações de outros sensores instalados em outros ESP. Segue a imagem para ilustrar um pouco do meu projeto.

@Felipebenevides
Perfeito, é isso mesmo.
Tenho alguns exatamente assim. Meus sensores não são esses, mas vale da mesma forma.
Seguiremos conversando. Faça um roteiro dos seus trabalhos e aponte as dúvidas. Assim seguiremos contigo, ok.

Sidney

então, até o momento temos os componentes e a ideia, sei que para fazer a comunicação entre eles iremos precisar usar o protocolo modbus tcp/ip mas confesso que estou perdido, na pratica ainda não sei como um esp vai conversar com o outro… Poderia nos dar um Norte? eu vi que aqui no forum não tem muito material sobre e seria até interessante postar no final um tutorial demonstrando o que fiz para obter exito, como fiz, etc… gostaria de contribuir com o forum…

Abraços.

@Felipebenevides

Realmente aqui é fraco ainda.
Mas te confesso, é dificil parar para escrever tudo.

Seria bom vc organizar as ideias e ir colocando os pontos onde travar. Ai fica mais facil.
Faça videos, fotos, esquemas.
Ajuda muito.

Uma possível solução seria rodares um servidor mqtt no raspberry pi para mandar e receber eventos entre os vários esp. Tudo que seja necessário coletar dados podes enviar para o Scada Br via modbus ip.

Tem várias soluções para o mesmo problema, tudo depende das especificações. A vantagem do mqtt em relação ao modbus ip é a possibilidade dos escravos enviarem comandos diretamente para o mestre. Com o modbus ip, nós temos de esperar que o mestre faça ping ao escravo para sabermos o estado.

Eu também vou começar a montar um sistema semelhante e vou postando por aqui.

Boa João,

Como estou iniciando agora com essa automação estou um pouco sem direção, teria algum material sobre esse tipo de protocolo ou algo que me auxilie a compreender bem a forma que vai funcionar o servidor mqtt com o protocolo modbus ip junto ao ScadaBR?

No Raspberry indicaria usar qual SO para esta aplicação?

Agradeço desde já.

Abraços.

Consigo usar o Mosquitto para receber as informações com protocolo mqtt e transmitir para o SCADABR por modbus?

Isso. Eu usaria um script escrito em node js (javascript) que receberia os eventos em mqtt e retransmitiria para o scada br usado modbus.

Tem por exemplo esta biblioteca que permite a transmissão via modbus ip (nunca testei):

Eu Tenho rodado na minha casa mais de 30 sensores e dispositivos de automação monitorando temperatura, radar de presença, PIR, volume água, portas, IR-send, IR-Receive, Corrente Elétrica, Potencia da rede AC, Voltagem AC, Voltagem DC, Controle de Reles, Switches de lâmpada touchscreen (LIVOLO) e mais algumas coisas prontas mas que ainda não instalei, como controle do Cloro da Piscina (Medição e Dosagem) e ativação das bombas quando necessário.

Quando iniciei esse projeto fiquei igual maluco procurando um protocolo ideal para fazer isso e cheguei a desenvolver meu próprio protocolo rodando em ESP8266 e Arduinos com Ethernet.

Foi então que encontrei o MySensors. Um protocolo moderno que tu consegue usar em uma rede mash com NRF24 e como o protocolo não é complexo você pode implementar ele direto num ESP8266 ou outro dispositivo com Ethernet.

Usando o MySensors ou até mesmo um MQTT eu percebo que o ModBUS é um Boeing 707 da década de 60 comparado a MQTT/MySensors um moderno Boeing 787 Dreamliner.

Infelizmente as pessoas, até mesmo nós programadores/desenvolvedores, temos uma tendência a negar coisas novas com desculpas pobres do tipo “isso ainda não é confiável ainda”

Enquanto isso, temos que fazer essas maracutaias escrevendo programas para converter a modernidade para ModBUS.

Estou no mesmo barco agora e não quero usar o ModBUS porque na minha visão tecnológica seria andar para traz. É bom e confiável como o B707, já foi mas não é por isso que usaremos ele para o resto da vida, no final somos amantes da tecnologia e modernidade.

A Gente vai se falando…

2 curtidas

@rberg adorei seu texto.
Tinha uns erros de português que achei legal arrumar, pois acho que temos que divulgar essa opinião. Sinalizei a mensagem para várias pessoas verem e assim fomentarmos a discussão.
Você apresentou informações interessantes sobre novos protocolos. Gostei de mais.
Também fiquei curioso com a medição e dosagem de cloro da piscina. Vou te chamar no privado para conversar.
Vamos assim, crescendo juntos.

Pedido: você poderia publicar seu case em um tópico a parte. Seria super legal.

O Modbus é um protocolo muito bom, simples, genérico e acredito que ainda irá rodar muito tempo, o único grande problema que vejo nele é ele não ser bidirecional igual ao MQTT.

Já relativamente ao Mysensors, ele é um protocolo que tenta padronizar o modo como se coleta os dados nos sensores, igual à IEC61850 na área de sistemas de potência, mas adiciona muito trafego desnecessário na rede, que inclusive os autores já identificaram. O novo protocolo Mysensors irá ser melhor. A nova área de IoT padece de um protocolo padrão igual à IEC61850 para todos os sensores.

Boa tarde Felipe! Tudo bem? Também estou engatinhando no ScadaBR, e estou fazendo meu TCC relacionado a supervisório scada, gostaria de saber como ficou suas pesquisas? Se concluiu o projeto e se possível compartilha com a gente a sua experiência adquirida. Abraço

@rberg,

estou curioso para ver seu sistema. Coloca ele na net pra vermos ou grava um vídeo.

Também gostaria muito de ver! :slight_smile:

Também estou interessado ver o ScadaBr funcionando bem com MQTT.
Acredito que o caminho seja o ScadaBr o intermediador entre o ESP8266 e o broker.
Partirei para a prática em breve!

Falaa Pessoal!

É possível sim implementar mqtt no código fonte do ScadaBR. (precisa de alguém “dev” para faze-lo)

Em quanto isso.
Estava pensando aqui em formas mais simples de fazer isso, tive uns insights, pretendo testar o que diz aqui nesse tutorial nas representações gráficas… quem quiser testar antes, fiquem a vontade.
http://www.steves-internet-guide.com/using-javascript-mqtt-client-websockets/

1 curtida