ScadaBR embarcado

Eu instalei manualmente o apache, o tomcat, mas so sonsegui instalar o open java por que nao encontrei  o sun java para arquitectura ARM.  O problema que tenho é que o scadabr nao inicia no tomcat quando mando start na pagina me indica erro 403 permissao denegada... sabem como solucionar este problema?? o restante parece funcionar normal...

Ola a todos, precisava de ajuda na instalacao do scadabr em um raspberry para testar com modbus rtu

Nao sei por onde começar logo precisava de toda a ajuda possivel

Obrigado

 

Olá, nunca fiz isto ou usei o raspberry, mas pelo que me parece e pelo que já ouvi, terá que instalar um versão minimalista do linux, instalar manualmente o servidor tomcat6 e colocar o ScadaBR.war dentro da pasta webapps do tomcat. Isso é o que posso te falar para ter temas para pesquisar no google, o resto é só com a galera que já conhece melhor.

Abraço

Fábio

Idi tenta alterar as permissões do arquivo.. tem que dar permissão pra pasta htdocs e mais outras que não lembro. Vou verificar aqui, depois te passo quais arquivos são.

Holdman_2004 dê uma lida nos posts acima. O desempenho dele só permite o uso de poucos portas (datapoints). Só aconselho o uso para hobby, nada profissional.

FabioDurao, existem umas outras coisas que precisam ser feitas "a mão", estou devendo um tutorial, mas minha vida está uma correria, está difícil de encontrar tempo. Assim que eu ficar tranquilo farei um tutorial.

Pois ja consegui por a funcionar mas fiquei dececionado, mesmo sem datapoints ainda e ele ja se arrasta demora bastante a navegar nas janelas do scadabr.

Utilizei os passos da intalaçao do scada em linux

Cumps

Holdman_2004

Imaginava mesmo, estou com um ScadaBR em um servidor virtual da UOL Cloud Computing com 1GB de RAM e 2 Processadores de 1.4GHz e as vezes já fica devagar, quanto mais num raspeberry, é possível melhorar o desempenho dele, porque o que pega mais para o ScadaBR é a RAM, ele come muita, é possível configurar o tomcat para usar menos RAM, vou precisar fazer isso, mas ainda não fiz, creio que aqui no forum tenham dicas.

Abraço

Fábio

É esse o maior problema: a lentidão. Eu até consegui melhorar isso, mas continua restrito a poucos datapoints  e mesmo assim um pouco lento.

Estou em um ponto crítico do projeto, prestes a abandonar o RBpi e indo pra outra plataforma.

 

o RPI é um pc pequeno e barato e consegue funcionar com 4 pilas AAA embora 512mb de ram e 700mhz nao fazem milagres.. o scadabr nao é apto para ele vou experimentar com o pvbrowser q tal vez sea mais adeqado.

Agora, por R$750 voce compra no mercadolvre um pc itx q funciona com 12v de alimentacao pode colocar ate 4 gigas de ram e 1,5 teras de hd dai voce instala nele firewall, proxy, scadabr, servidor de arqivos, placa para cftv, etccccc

o custo benefico é bem melhor...

Interessante, seria o mini pc itx? achei alguns no mercadolivre, mas nenhum com a configuração que falou e com um preço parecido, achei mais simples com preços menores. Poste aqui para agente, eu não conhecia esses modelos, é sempre bom algo novo. Existem também os mini pcs android com um 1GB de RAM, que ainda é fraquinho, porém existem modelos mais recentes concorrentes dele que são mais poderosos e podem ser interessantes.

Abraço

Acho que o ScadaBR poderia ser bem mais explorado e utilizado, principalmente para sistemas de automação residencial, se existisse uma versão para o Raspberry Pi e dispositivos mesno robustos. Por enquanto, esta opçao de utilizar um pc itx é bem interessante. Alguém tem resultados concretos da utilização desses PCs que possa mostrar pra gente ?

Botei o ScadaBR pra funcionar redonda e espetacularmente embarcado em um mini-pc Cubieboard A20 graças a um tutorial milagroso aqui do fórum. O mini PC funciona como servidor applet java, hotspot wi-fi com acesso remoto a partir de qquer dispositivo com browser e ainda faço as configurações no mesmo via VNC. Assim que meu TCC estiver pronto, pretendo compartilhar a experiência com todos.

jleoncio,

queria uma ajuda sua. To com o scadabr na cubieboard A20 tambem. To acessando ele sem problemas via putty.

Pela rede tambem acesso o scadabr. O problema esta no fato do grafico nao aparecer. vc teve o mesmo problema? Eu estou com o cubian sem interfacie grafica.

pode me ajudar? so nessa dica.

meu email e farmsid@gmail.com e meu skype : farmsid

Ola pessoal, ouvi muito falar em testes feito com rasp pi, gostaria de saber se alguém já se aventurou no pcduino?

Um abraço a todos.

Olá, já vi o pessoal falando do Raspberry pi e do Cubieboard versão 1 e 2, mas pela limitação de memória RAM, creio que no Raspberry pi dificilmente vai rodar legal, por só ter 256 de RAM, o Cubieboard 1 e 2 já tem 1 GB de RAM, assim como os PcDuinos v1, v2 e v3, porém, ainda é pouco, creio que para fazer um sistema embarcado legal, o ideal seria partir para algo do tipo do Cubietruck http://www.cubietruck.com/collections/frontpage/products/cubietruck-cubieboard3-cortex-a7-dual-core-2gb-ram-8gb-flash-with-wifi-bt que já tem 2GB de RAM, aí já vai rodar mais tranquilamente, sem precisar de muito esforço para deixá-lo mais rápido. Lembrando que as configurações mínimas para o ScadaBR são de 4GB de RAM, tem configurações mínimas de processador e disco tbm, mas geralmente elas não pegam muito, a RAM é o que mais faz falta neste miniPCs.

Como já disse acima, já rodei em servidores dedicados com linux e 1 GB de RAM e não ficou bom, quando aumentei a RAM para 2 GB começou a funcionar bem, claro que quanto mais, melhor é, mas diria que em um PC dedicado para o ScadaBR, 2 GB de RAM já é o suficiente para começar, mesmo sabendo que se o projeto tomar muito corpo, provavelmente terá problemas, mas nada que comprometa uma aplicação residencial ou apenas entusiasta para testes.

Fica a Dica

Engº Fabio

Pessoal, utilizo o RPI 3 com Tom Cat, conectado a doze controladores de câmaras de estabilidade gerenciando temperatura e umidade, com integração em SQL em outro servidor, envio de e-mail automático e geração de vários indicadores. Segue uma representação gráfica.


RPI 3 possui a seguinte configuração, comprei 30 unidades e uso em variso projetos na empresa ( Supervisorios, painel de senha, pontos de coleta de dados com leitor de codigo de barra etc… )

Especificações:
– Raspberry Pi 3 Model B+ Anatel
– Processador Broadcom BCM2837B0 64bits ARM Cortex-A53 Quad-Core
– Clock 1.4 GHz
– Memória RAM: 1GB
– Adaptador Wifi 802.11 b/g/n/AC 2.4GHz e 5GHz integrado
– Bluetooth 4.2 BLE integrado
– Conector de vídeo HDMI
– 4 portas USB 2.0
– Conector Gigabit Ethernet over USB 2.0 (throughput máximo de 300 Mbps)
– Alimentação: recomendamos uma fonte DC chaveada 5V 3A
– Interface para câmera (CSI)
– Interface para display (DSI)
– Slot para cartão microSD
– Conector de áudio e vídeo
– GPIO de 40 pinos
– Certificado de homologação Anatel: 01598-18-10629
– Dimensões: 85 x 56 x 17mm

Amigo,

seu projeto parece muito legal. Gostaria de explorar mais seu case. Posso mover seu post para um separado?
Assim vc pode apresentar seu uso, e se precisar de ajuda fica algo direcionado.

O que acha?

Ola. Desculpe a demora.

Estou sem tempo mas o ideal na rpi3 eh rodar o linux sem interface grafica. O servidor X consome memoria e processamento precioso. Estou tentando conseguir um tempo para montar um ubuntu server na rpi3 com wifi. Ethernet. Bluetooth para colocar o scadabr e o scadalts fazer o mais enxuto possível para rodar o scadabr mais leve. O tomcat eh meio pesado por si só. Por isso cada mb livre eh precioso.

Wagner, se fizer isso ganha um prêmio. Coloca o linux limpo, java6 e tomcat6.