ScadaBR com Linux e Conversor Seria / USB

Boa noite,

Estamos nos deparando com uma situação bastante especifica. É o seguinte: Temos uma maquina com Ubuntu 11.04, com a necessidade de rodar ScadaBR com protocolo MODBUS SERIAL. Porém a maquina não tem porta serial, então instalamos um adaptador USB/SERIAL.

O Linux detecta e eu consigo escrever na serial com um programa de teste, porém o ScadaBR não detecta a porta quando crio um datasource MODBUS serial. Pesquisei na internet e só encontrei informações dizendo que o driver RXTX não suporta adaptadores USB.

Recompilei o RXTXCommDriver para que ele busque dispositivos USB mas nem assim consegui que o ScadaBR o identifique.

Alguém tem alguma luz a respeito deste assunto?

Abraço a todos.

Leandro Martini
DroidTech Sistemas Ltda

Olá amigo.

Tenho um conversor serial/USB da CLONE e está funcionando perfeitamente com o driver MODBUS SERIAL

Acredito que algo deva estar errado na configuração ou seu equipamento de campo.

Brasiltec Automação
At. Cleiton Rocha

Voce usou alguma configuração especial?

Ao configurar o Data Source no SCADABR a porta deve aparecer no campo, sendo este o indicativo que que o RX/TX java esta instalado corretamente para o seu SO, a porta deve aparecer mesmo que seu PC não tenha uma porta serial e nen mesmo um adaptador ligado em alguma porta USB.

O problema é que não aparece. Amanha farei mais testes.

alô Leonardo

aqui é o Victor do curso tudo certo?
então, o “dropdown” das portas seriais é preenchido por uma rotina de enumeração que usa o RXTX
observamos que normalmente ele acha certinho as /dev/ttyS* e também as /dev/ttyUSB* porém nem sempre consegue detectar 100%

como vc manja de Java Web deixa eu te pedir um teste, procure o ScadaBR/WEB-INF/WebContent/jsp/dataSourceEdit.jsp
procure o drop-down ( sst:select id=“commPortId” value="${dataSource.commPortId} )
modifique adicionando manualmente a porta serial que vc precisa… no formato /dev/tty**** ou similar
acho que após concluir o loop do foreach seria uma boa, algo assim
</c:forEach>
<sst:option value="/dev/ttyMINHAPORTA">/dev/ttyMINHAPORTA</sst:option>

depois disso restartar tomcat, adicionar datasource, ver se consegue selecionar porta e salvar.
senão tiver jeito manualmente via JSP temos que investigar melhor o enumerador do RXTX

abraço

Até consegui fazer identiicar, porém, somente quando eu crio o DataSource. Quando eu preciso editá-lo ou criar um outro em outra porta ele não detecta mais.

Beleza Victor, deixa eu fazer o teste e posto uma resposta.

Victor,

Deixei um recado aí na MCA pra você me ligar, mas o negócio é o seguinte:

Editei conforme você me falou, não exatamente onde me informou mas no caminho abaixo:

ScadaBR/WEB-INF/jsp/dataSourceEdit/editModbusSerial.jsp

Fiz a inclusão depois do foreach

	  sst:option   value="/dev/ttyUSB0">/dev/ttyUSB0   /sst:option ----> com as respectivas > <, que não aparecem no post!!

Quando eu crio o DataSource ele detecta a /dev/ttyUSB0, então fica duplicado com duas linhas com o mesmo valor. Quando eu edito o DataSource aparece somente a linha /dev/ttyUSB0 da inclusão forçada. Quando mandamos salvar o DataSource começa a alarmar com a informação: com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusInitException: com.serotonin.io.serial.SerialPortException: gnu.io.NoSuchPortException.

Para parar de alarmar, entre novamente em edição, desabilite os dataPoints salve o DataSource e habilite os dataPoints e depois habilite o DataSource novamente.

É a única forma que encontrei de fazer funcionar, mas como isso não é um procedimento de rotina, creio que temporariamente possa ser uma saída interessante.

Quando tiver uma solução mais inteligente que essa gostaria que nos informasse.

Abraço,

Leandro Martini
DroidTech Sistemas Ltda

Boa noite,

não será o número da porta que linux associou ao adaptador. No windows eu consegui comunicar o ScadaBR com um relé de proteção SEL751A em protocolo DNP 3.0 usando um conversor USB/SERIAL.

Eu tive o mesmo problema ano passado e ele era relacionado à versão do RXTX usado:

http://www.scadabr.org.br/?q=node/163

Boa tarde,

depois de muito tempo parado recomecei os estudos com o ScadaBR utilizando protocolo DNP 3.0 sob ethernet comunicando com um gateway SEL 3530. Consigo comunicar, ler eventos, mas não consigo enviar comandos para o gateway a documentação constante do manual, sobre o protocolo DNP, é muito pobre e gostaria de saber se alguém está utilizando este protocolo e pode me enviar alguma documentação a respeito

Senhores boa tarde,

 

Desculpe, mas peguei a conversa andando.

Leandro Martini, quando executou o comando abaixo ele foi concluído com sucesso?

Instalar LibRXTX-java
#sudo apt-get install librxtx-java

O Cabo conversor USB/serial 232/485 tem um drive, você conseguiu instalar ele na sua distribuição?

Qual distribuição Linux e versão  que esta usando?

Na empresa que trabalho já tive problemas com o modelo do cabo conversor, quando troquei por outra marca funcionou. Infelizmente não tenho mais este cabo e nem lembro o modelo/marca, hoje utilizo um gateway Modbus TCP Ethernet / Serial 485

Paulo Sérgio