Opc da

Ola a todos!
Tentei fazer conexão OPC DA utilizando um CLP MicroLogix 1500 com RSLinx e o sistema apresentou o seguinte erro:

“Class not registered. If you are using a DLL/OCX, please make sure it has “DLLSurrogate” flag set. Faq A(6) in readme.html. [0x80040154]”

Em uma pesquisa na internet verifiquei que o problema poderia ser falta de acesso do usuário administrador nas classes no registro do windows. Porém não sei que classes são utilizadas…

Obs.: fiz todas as configurações: DCOM, portas, firewall, compartilhamento de arquivos e impressoras, etc…

Bom dia a todos, alguém conseguiu utilizar o ScadaBR com o Micrologix ? eu tenho uma aplicação pratica pra fazer com o 1100 e gostaria de saber qual o melhor caminho, Mapear via Modbus ou utilizar OPC Server ?

Obrigado,

Marcel Martine

Olá Pessoal,

Marcio agradeço muito a paciência e todos os log que você nos mandou.

Fizemos alguns testes mas criteriosos e agora conseguimos rodar com Windows XP ou 7, tanto no 32 como no 64.

Se puderes garimpar em inglês aqui neste documento, fica tranquilo de entender a diferença em cada sistema:

especificamente nas máquinas xp e 32 que vc estava tendo dificuldade, ficam aqui as dicas, principalmente as destacadas (**) podem ter ficado de fora dos nossos testes anteriores:

  1. instalar um matrikon OPC simulation server, além de ter as variáveis simuladas, fica fácil conferir se o Windows está todo OK para OPC

  2. desativar o firewall do windows

  3. em “meu computador” abrir “ferramentas -> opções de pasta”, entrar em “modo de exibição”

** 4) procure “Usar compartilhamento de arquivos simples (recomendado)” e DESATIVAR essa opção

  1. iniciar > executar > DCOMCNFG

  2. Raiz do console > Serviços de componentes > Computadores

  3. botão direito em “Meu Computador” > Propriedades > acessar a aba Segurança DCOM

  4. liberar permissões para usuários críticos: acione o botão “Editar Limites…” de cima (Permissões de Acesso)
    ** 8.1) permitir Acesso Local e Acesso Remoto para cada um dos seguintes usuários:
    TODOS
    LOGON ANÔNIMO
    INTERATIVO
    SYSTEM
    REDE
    se esses usuários não forem mostrados, clique “Adicionar” e digite exatamente o nome conforme visto acima, adicione todas as permissões.

  5. dê OK para voltar para a segurança DCOM e acione o botão “Editar Limites…” de baixo (Permissões de Inicialização e Ativação)
    ** 9.1) permitir Inicialização Local, Inicialização Remota, Ativação Local e Ativação Remota para cada usuário (os mesmos acima!!)

  6. adicione uma senha para seu usuário no windows XP.

  7. configure o ScadaBR do jeito já conhecido (usando localhost e domínio em branco, ou nome da máquina e “workgroup”, etc). do mesmo jeito que vc conseguiu nas máquinas que funcionaram.

ufa!.. DCOM é isso aí… :expressionless:

se passar tudo direitinho, na pior hipótese precisa restartar a máquina entre os passos 10 e 11.
olha, aqui funciona!!

se depois disso nada funcionar, vamos ter que comprar um livrinho de DCOM e mergulhar nisso…

um grande abraço,
victor

Boa tarde a todos ! Depois de 03 dias brigando com o CLP, consegui finalmente comunicar o ScadaBR com o Micrologix 1100 por OPC DA, depois de configurar a DCOM com as portas corretas e configurar também no RS LINX foi so inserir os TAGS nos Datapoint e configurar a representação gráfica, e detalhe estou usando a comunicação do PC com o PLC via wireless por um roteador Dlink doméstico, tudo funcionando 100% !!

1 curtida

Bacana! Que bom que conseguiu as informações que precisava.

Parabéns e se possível, depois compartilha o resultado com o pessoa (aka fotos) =]

Att.

Bom dia Martine.
Tem como você compartilhar, como conseguiu comunicar com o ML1100 e o ScadaBr, os passos que vc tomou, aqui termos que comunicar via ethernet também, fico grato pela atenção.

Goulart

1 curtida

Bom dia Goulart, o que eu fiz foi seguir os passos indicados para liberação da DCOM e o restante do trabalho é puramente no RS Linx, fato importantíssimo, você SOMENTE conseguirá comunicar o micrologix via OPC Server se a sua versão do RS Linx for Gateway ou Superior, a RS Linx Lite não comunica pois é travada.
De posse do RS Linx Gateway eu configurei o driver para ler o ML1100 pela Ethernet e na aba DDE/OPC cliquei em Topic Configuration, em Topic List eu acrescentei um novo projeto e do lado direito cliquei no endereço IP do Micrologix que aparece no Autobrowse, depois é so clicar em Apply e depois em Done.
Agora no Scadabr eu criei um datasource OPCDA e coloquei as seguintes configurações:

Propriedades OPC DA
Nome: " O Seu projeto ou a seu critério "
Export ID (XID): Deixar como esta ( Uso interno do Software )
Host: o Host Local da sua maquina, no meu caso " localhost "
Dominio: " O nome da sua maquina ( Não é o grupo de trabalho )"
Usuário: " O usuario do seu login Windows ou a que você liberar na DCOM "
Senha: " A senha do seu login Windows ou a que você liberar na DCOM "
Servidor: Clicar no Drop down e se o RS LINX estiver rodando ira aparecer " RSLinx OPC Server "
Período de Atualização: " A seu critério ", não recomendo menor que 1 segundo pois no meu caso o gráfico fica piscando, praticamente impossibilitando a leitura, o pessoal do ScadaBR esta trabalhando na resolução deste problema ( Alow Victor, não esquece deste tópico hein ??..rs)
Modo de criação: Adicionar Tags

Acrescido estes itens salvar o Datasource e ir para o campo Adicionar Tags:
o Tag que você ira inserir seguirá o Padrão Rockwell que é o nome do projeto que você criou no RS LInx no DDE/OPC e o endereço da mesma maneira que é escrito no RSLogix500, exemplo:

[Nome do Seu Projeto]B3:0/0 - Clicar em validar e se tudo estiver correto ele ira aparecer o tag como valido e com o ícone em verde, dai é so adicionar como Datapoint, vale lembrar que o nome do seu projeto tem que estar entre conchetes, isso para o RSLinx, não testei com outro PLC ainda.

 A Observação que tenho é que na interface gráfica terá que " rebolar " um pouco com o uso de Scripts pois os Tags estão vindo como valor numérico, então para criar botões de liga e desliga terá que criar Scrips para inserir 0 e 1 dentro das Bit Files, datapoints do tipo Booleana não são aceitas nesta aplicação.

Basicamente é isto, qualquer outra duvida estou a disposição para ajudar.

Abraço,

Marcel Martine

Vou tentar em 1 lugar conseguir o rs linx gateway ,pois o meu é o lite e vou trabalhar em cima disso.
desde já agradeço sua colaboração.

Julio Goulart

bom dia martine, pode me ajudar em relação aos micrologix 1500?

Olá,

meu nome é Carlos, faço engenharia de controle e automação.

Estou desenvolvendo um trabalho onde utilizamos o "CODESYS V3.5 SP3 Patch 5" para fazer a programação de um PLC. O codesys já vem com um simulador de PLC onde fazemos o download do código. E estamos usando o ScadaBr para fazer a tela do supervisório do sistema.

Fiz um código simples no codesys, fiz o download no plc do codesys, configurei o opc de acordo com uns tutoriais me passados. Para testar se as configurações do OPC funcionaram eu usei o "MatrikonOPC Explorer" e por ele consegui visualizar e até modificar as variáveis do PLC.

Então fui para o ScadaBR. Fui em data sources, OPC DA. no nome coloquei "teste", em host coloquei "localhost", em dominio coloquei "localhost", usuário e senha eu coloquei o usuário e a senha do meu computador(que só tem o usuário de administrador)(antes não tinha senha, então coloquei uma senha).

quando clico em atualizar aparece: access is denied...[0x00000005].

o que fazer ? não estou conseguindo resolver o problema...

Att, Carlos Henrique

Ola

Je pense que votre ordinateur doit être dans un domaine.

Eu acho que o computador deve estar em um dominio (google traduction)

 

 

 

eu procurei o dominio aqui...

o pc não está em um dominio, ele está em um grupo de trabalho.

Tente WORKGROUP

tentei colocar WORKGROUP no dominio mas também não deu.

eu uso windows 7, será que tem uma "manha" para funcionar nele?

há outra coisa que poderia colocar no host ao invés de localhost ?

Pessoal, boa noite!

Estou tentando estabelecer comunicação entre o ScadaBR e OPC, mas quando tento em "atualizar" aparece a seguinte mensagem:

Class not registered. If you are using a DLL/OCX , please make sure it has "DllSurrogate" flag set. Faq A(6) in readme.html.

alguem pode me ajudar?

Me puedes facilitar la configuración, tengo que hacer lo mismo.

Saludos

Ya la vi

Gracias