ModBus Slave no ScadaBR utilizando Data Points lidos através do Modbus master Serial (RS-485)

Olá, estou utilizando o ScadaBR em uma aplicação ModBus utilizando uma porta serial RS485 onde leio 11 dados em 16+16bits floatpoint.
A comunicação está funcionando, porém preciso saber como faço para habilitar a função MobBus Slave do Modbus4J, pois preciso replicar esses dados lidos para outro device e a informação deve ser em Modbus Enron, quer dizer 32bits. Alguém pode me ajudar a modificar ou implementar essa função no Scada BR?

Olá @piscalerta1!

Acredito que, pelo menos até a versão liberada disponível, não tenhamos ainda suporte ao Modbus Enron. Dei uma olhada aqui na documentação do protocolo e me parece bem semelhante ao Modbus RTU. Talvez havendo demanda da comunidade pode ser fácil de implementar. Estou chegando agora por aqui e não sei bem ainda como funciona a “lista de desejos” do time de desenvolvimento.

Mas o que eu queria mesmo comentar era sobre sua necessidade de espelhar os dados pelo Scada com um datapoint do tipo “Modbus Escravo”, o que ainda não foi implementado. Tu não deste muita informação do sistema que pretende enviar os dados, mas geralmente dispositivos são do tipo escravo, por isso que o ScadaBR funciona quase sempre como mestre.

Uma alternativa para enviar dados de um sistema para outro é utilizar a ferramenta do ScadaBR chamada de "PointLink. Se tu tiveres dois sistemas escravos conectados ao ScadaBR, tu podes utilizar um point link para sempre que receber uma atualização em um determinado datapoint enviar automaticamente este valor para o outro dispositivo. Assim os valores estarão sempre sincronizados.

Espero ter ajudado.
Abs

Gulart,

Só pra te explicar a minha realidade:
Tenho um equipamento que tem saída ModBus RTU e eu estou lendo sem problemas (16+16 bits float point).
Preciso replicar essas leituras para outro equipamento também através da ModBus, como se o ScadaBR fosse uma espécie de “Gateway ModBus”. Imaginei que fosse possível o ScadaBR ler os dados do equipamento e através do ModBus RTU e transmitisse através do ModBus TCP, esse seria o mundo perfeito.
Mas pelo que vejo essa implementação ainda não ocorreu do ScadaBR ser Mestre e Escravo, mas valeu a ajuda vou ver como posso usar o PointLink ou fazer uma API que leia os datapoints e replique em ModBus\TCP.

Qualquer novidade vou passando aqui para o Fórum.