Erro "Exceção do modbus master: Function code: 0x48"

Ola boa noite galera, bem hoje instalei o Scada umas 10 vezes! kkkkk ate acertar …
bem eu tenho q fazer um trabalho pra facudade é simples mas estou com dificuldades talvez vc possa me ajudar!.. tenho q ler um DHT22 ( Temp. e Umid.) e com essa informaçao acionar um rele que liga um aquecedor para uma granja!
1º - o Scada nao estava abrindo, ai agora consegui instalar e abrir :smile:
fiz os seguintes paços: Baixei e instalei o Java 6, e depois Instalei o ScadaBR 1.0CE que ta la na pag inical do sit. Meu pc ta rodando com o Win 10 ultima versao. é x64, ta com 8 Gb de RAM é um i7 da 2º Geraçao
ai agora estava tentando fazer um teste simples de comunicaçao, que era so acionar um LED, seguindo o tutorial no Primeiros passos com Arduino e ScadaBR utilizando o protocolo Modbus Serial
faço tudo certo manipulo o codigo igual no video so adiciono o Data suorce e o Data points assim como ensinado. porem quando eu ativo e vou na Watch list e adicono, aparce a mensagem dizendo que:
> Valor do ponto pode não ser confiável Valor do ponto pode não ser confiável

e tambem sobe uma bandeirinha de Alarme. e quando eu abro tem a seguinte mensagem:
> ‘Arduino MB S LED’: Exceção do modbus master: Function code: 0x48

olhem outros detalhes como codigo e a confg do data suorce e data point:

Codigo Arduino Utilizado

Modbus-Arduino Example - Lamp (Modbus Serial)
Copyright by André Sarmento Barbosa
GitHub - andresarmento/modbus-arduino: A library that allows your Arduino to communicate via Modbus protocol, acting as a slave (master in development). Supports serial (RS-232, RS-485) and IP via Ethernet (Modbus IP).
*/

    #include <Modbus.h>
    #include <ModbusSerial.h>

    // Modbus Registers Offsets (0-9999)
    const int LED_VAL = 0; 
    // Used Pins
    const int LED = 9;

    // ModbusSerial object
    ModbusSerial mb;

    void setup() {
        // Config Modbus Serial (port, speed, byte format) 
        mb.config(&Serial, 9600, SERIAL_8N1);
        // Set the Slave ID (1-247)
        mb.setSlaveId(1);  
        
        // Set ledPin mode
        pinMode(LED, OUTPUT);
        // Add LAMP1_COIL register - Use addCoil() for digital outputs
        mb.addCoil(LED_VAL);
    }

    void loop() {
       // Call once inside loop() - all magic here
       mb.task();
       
       // Attach ledPin to LAMP1_COIL register     
       digitalWrite(LED, mb.Coil(LED_VAL));
    }

olhem so como eu fonfigurei o Data point acredito que esta certo, o arduino esta na porta com4, baud rate ta certo.

aqui o detalhe do Data Point

Olá amigo,

Aquela mensagem indica que a comunicação não foi feito com sucesso.

Você está utilizando 232 ou 485? Você tem certeza que o meio físico foi feito certo?

2 curtidas

Entao como é uma comunicaçao com o Arduino estou usando so com cabo USB pra ligar ele ao computador e fazer a comunicaçao!!!.

Como estou ainda aprendendo como funcionam esses protocolos de comunicaçao nao entendo o que esta acontecendo, o porque nao da certo!!! mas estou me esforçando estou estudando esses protocolos e como funcionam mas se puder me ajudar a resolver esse erro.

Olá amigo,

Eu até o momento anterior só tinha utilizado o ScadaBR e o protocolo ModBus RTU SLAVE com PLC. Realizei algumas pesquisas, e descobri um vídeo que ensina a criar um set/reset em um LED com arduino + modbus rtu 232, o vídeo vai ficar logo abaixo, peço que siga á risca todo o procedimento do vídeo, pois o mesmo foi executado com sucesso em minha máquina!

Resultado:

1 IMG


2 IMG
3 IMG
**OBS:**COM3 232
Vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=WJTo8kDhJvc&t=98s

Vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=WJTo8kDhJvc&t=98s

ha sim eu tb tinha conseguido realizar esse tutorial, ate repoduzi o conteuno no meu canal ( fiz o video para mostrar a um professor).

By: tedy
https://youtu.be/fja5oi7QvwA

Enfim, quando eu fiz funcionou ai agora fui realmente implementar e fazer um outro trabalho e nao estava conseguindo realizar a comunicaçao!!!

Mas como meu trabalho agora era em grupo, o grupo decidiu usar o LAquis Supervisorio , ate que nele foi mais facil de fazer a aquisiçao de dados do arduino.

Agradeço muito a atençao, e creio eu que depois vou tentar novamente trabalhar com o SCADABR…

Tranquilo, boa sorte!