Duvida para acessar CLP através scadabr

Bom dia pessoal, sou novato no assunto scada mas aos poucos estou aprendendo. Estava usando o elipse SCADA e resolvi começar a aprender sobre o scadabr. Estou com algumas dificuldades, e se puderem me ajudar ou apontar algum tutorial eu ficaria muito grato. As duvidas são:

  1. estou tentando comunicar um CLP micrologix 1100 da AB com o programa, estava dando erro mas ai coloquei os arquivos rxtx nas pastas corretas e o erro parou, porém, gostaria de saber qual tipo de comunicação eu devo selecionar, lembrando que é uma comunicação serial.

  2. como faço pra acessar/configurar os bits do clp? esta está sendo minha maior duvida.

enfim, no elipse eu configurava 4 numeros e assim, dependendo dessa configuração eu acessava o bit q eu queria, agora no scadabr eu não estou conseguindo, e não sei fazer isso!

Obrigado, e parabéns a todos pela iniciativa e ajuda!

Olá,

pelo que eu sei o Micrologix suporta o protocolo Modbus, dá uma olhada na documentação do teu equipamento para colocar nesse modo? O segundo passo seria “mapear” as variáveis, usando o software do próprio CLP, para que as mesmas fiquem disponíveis como “registradores” do modbus.

no elipse pode ser mais fácil pois provavelmente está trabalhando com o protocolo nativo do Micrologix (df1) que atualmente não suportamos, portanto a integração via Modbus é hoje o caminho mais prático.

Acredito que esse mesmo CLP fale outros protocolos também, veja documentação de comunicação com o mesmo. Basicamente o necessário é deixar o CLP comunicando em alguma linguagem que apareça na nossa lista de “datasources”.

abraço

Ola,

1 - Você ja definio o protocolo de comunicação - imagino que você queira utilizar o Modbus RTU / serial , para isso você devera estudar os comandos do CLP e configura no scadaBR os pontos.

2 - Você disse ( os arquivos rxtx ) estes arquivos faz com que as seriais sejam lidas pelo scadaBr.

At.

Bom dia Scadabr,

ainda não consegui comunicar o scadaBR com o clp. O que está acontecendo é que estou com dificuldade de configurar o programa da rockwell para mapear as variáveis.

  • coloquei o driver do CLP no modo modbus RTU slave, no handshaking, e agora tenho que configurar o Data Table Address (acredito que seja o endereço para onde os dados/variáveis serão enviados). Você sabe o que devo colocar nesse campo para configurar?

obrigado!

Alguem sabe como configuro o Scadabr para comunicar via modbus ip com meu micrologix 1100?
pois no data source so da erro.