Dúvida OPC (Acesso e controle de tags)

Olá a todos!

Bom, estou trabalhando meu TCC com ScadaBR utilizando o protocolo de comunicação OPC. Quero realizar toda a comunicação entre o supervisório (ScadaBR) e uma planta industrial da minha universidade. E para me familiarizar com o protocolo e ScadaBR, fiz testes com o OPC DDE da Matrikon, utilizando uma planilha do Excel.

Até ai tudo bem, consegui acessar as tags do servidor OPC, porém não consigo pelo ScadaBR alterar os valores das tags. Já fiz os testes utilizando o OPC Explorer da Matrikon, e por ele consigo alterar normalmente as tags, alterando automaticamente na planilha.

Gostaria de saber se o protocolo OPC implementado no ScadaBR oferece essa funcionalidade de controlar tags, ou se somente é possível visualizar as tags do servidor.

Grande abraço!
Att. Pablo de Souza Jacon

@PabloJacon
Muito bom esse tema. Quero acompanhar seus testes, especialmente essa integração. Depois poderia descrever detalhes de sua planta industrial?

Sidney

Ola @farmsid, depois posto mais informações a respeito da planta! Ainda tive pouco contato com ela, mas essa semana creio que ja começarei a trabalhar nela! Daí já posto umas fotos e mais detalhes!

Ainda tenho que testar se o ScadaBR consegue alterar tags pelo protocolo OPC, caso não seja possível, terei que realizar todo o controle da plana via ModBus, e o acesso as tags faço pelo OPC, pois meu TCC é focado na comunicação com procolo OPC.

Se alguém tiver conhecimento, por favor comente ai!!

Abraços

Att. Pablo de Souza Jacon

Olá, mais uma vez estou aqui!

Gostaria que alguém por favor me auxilie quanto a minha dúvida deste post e uma outra!

Bom, gostaria de saber se é possível de alguma forma fazer com que o ScadaBR possa se comportar como um servidor OPC ou se somente é possível que ele seja um cliente OPC.

Preciso de uma posição quanto essa dúvida e a outra citada por este tópico!
Estou trabalhando com o ScadaBR no meu TCC e dependendo das possibilidades terei que procurar outra ferramenta para dar continuidade ao meu trabalho!

Grande abraço!!
Att. Pablo de Souza Jacon

@PabloJacon,

não conheço nada nesse sentido. Não acredito que ele pode ser servidor OPC.
Vamos procurar mais, porém já vai se preparando.

@farmsid

Ok, muito obrigado pela ajuda!!
Grande abraço!

No desenvolver do meu trabalho irei compartilhar meus resultados aqui para contribuir com a comunidade!!

@PabloJacon,
estaremos juntos amigo. Sua proposta é muito boa. Trazer um lado acadêmico para o estudo é muito importante para o grupo.
Entender sobre os detalhes do OPC, suas vantagens e desvantagens, qualidades e defeitos, tudo é importante.
No caso do OPC, só usamos naqueles casos onde a comunicação não é direta, ou seja, já é algo mais específico. Portanto, já temos um caso complexo.
Mas não deixe mesmo de postar aqui. Hoje o forum já é monitorado, coisa que não era. Infelizmente temos limitações, mas acredito que com organização chegaremos a um nível muito bom.