Decepção

REALMENTE FIQUEI DESEPCIONADO COM SCADABR, MUITO SE FALA QUE E UM SOFTWARE FREE MAIS NÃO. QUEM USA O MESMO VAI VER QUE CONSEGUE DESENVOLVER ATÉ CERTO PONTO DEPOIS NÃO VAI MAIS, QUANDO LÊ AS ENTRADAS NÃO LÊ AS SAIDA, FIZ TUDO PARA RESOLVER O PROBLEMA MAIS PERCEBI QUE JÁ NÃO ERA MAIS QUESTÃO DE ABILIDADE E CONHECIMENTO DO SOFTWARE E SIM LIMITAÇÕES DO PROGRAMA,( OBRIGADO).

 

Olá Leandro, entendo seus sentimentos, já passei por isso no começo, até entender direito o funcionamento do sistema, que diga-se de passagem, É ÓTIMO, digo isto como usuário experiente que usa o sistema desde 2011, nunca sofri um problema como este, de ler apenas entradas ou saídas, pode ser que seu problema seja relacionado ao seu hardware e não ao software, já tive vários problemas, todos consegui resolver de uma forma ou de outra. Faça um teste simples com o arduino uno e o protocolo modbus slave do jpmzometa, lá vc pode testar leituras de entradas digitais, e analógicas e saídas ao mesmo tempo, além de escrever nas saídas, tudo ao mesmo tempo. Já utlizei com CLP's, Inversores, Multimedidores e nunca passei por algo parecido, aliás, tive um problema uma vez com o CLIC02 da WEG, para escrever nas saídas, ele não deixa escrever em um bit por vez, tem que escrever 16 bits de uma só vez, mas são aprendizados da vida. Espero que consiga o que pretende.

Eu gostei muito do software, mas estou com um problema exatamente no exemplo que o Fabio comentou, estou usando um arduino mega com a biblioteca citada.  Quando eu vou começar a conexão, preciso desabilitar todos os pontos ai depois disso vou habilitando um a um e funciona legal, depois disso estava fazendo o teste de acionamento das saídas uma de cada vez e funcionou legal, porém quando coloquei programação horária para ligar 15 saídas ao mesmo tempo a comunicação trava, prestei atenção que o arduino recebe o dado, mas não responde pro master, tem alguma ideia do que pode ser Fabio? 

Oi Arthur, não sei, mas vou fazer algumas considerações, se essa programação horária foi feita com Script, pode ser problemas com o JAVA, geralmente algumas pessoas instalam o ScadaBR sem se atentar a versão compatível do java, ele roda legalzinho, mas quando entra na área de script, não funciona.

Outra coisa importante, se este programação horária foi feita no arduino, (primeiramente, o arduino precisaria de um módulo RTC para guardar hora, mas pode ser que o que está dizendo é que ele deve ligar as saídas algum tempo depois de um evento das IO's, aí daria para fazer sem RTC) tome cuidado em não utilizar a função DELAY para contar tempo, ela trava o retorno da atualização do modbus, use a função MILIS.

Uma última consideração, é que o protocolo modbus desenvolvido para arduino, ainda é beta, não espere muito dele, por experiência pessoal, ele precisa estar muito bem sintonizado para a comunicação rodas legal, e ainda sim ele cai de vez em quando. Já fiz uma rede RS485 com 16 arduinos em Daisy Chain, consegui de um servidor atuar uma carga em cada um deles, foi bem legal, mas muito dificultosa a comunicação. Sugiro que use o cabo correto com blindagem e aterrado, com os resistores de terminação, pull up e down.

Espero que ajude em algo,

Abraço!

Fabio, consegui resolver o problema aqui. Quando começo a comunicação pelo ScadaBR, eu reinicio o arduino e não dá mais problema. Outra coisa que alterei foi a simultaneidade, deixei com escravo que antes estava como função, agora está 100%, deixei rodando 24 horas com programações horárias e nenhum problema.

Ótimo!