Conversão IEEE-754 ModBus-RTU

Eu estou comunicando um trandutos de energia Kron - Multi-K 120 utilizando o MODBUS RTU até ai sem problemas, só que ele usa o padrão de transmissão IEEE-754. Pelo que li no manual, tenho que tratar esta informação com uma programação relativamente simples, a dúvida é: o ScadaBR me dá esta liberdade, ou tem algo pré configurado neste modo de leitura? Se alguém puder me ajudar com esta dúvida agradeço desde já.

Olá Rodrigo,

Sim, o ScadaBR disponibiliza esta liberdade. Porém, para que você obtenha o dado para o usuário, é interessante utilizar um Meta Data Point para calcular o valor na base decimal.

Já utilizamos os medidores KRON na MCA em outros projetos, outros modelos, mas o processo é essencialmente o mesmo:

  1. Configurar o DS e DPs Modbus para comunicação;
  2. Criar um DS Meta e um DP para tratar os dados retornando o valor na base decimal;
  3. Utilizar o valor do DP meta para visualização e watch lists.

O Script do Meta Data point deve fazer o caminho inverso da conversão

 

Exemplo
1 10000010 00110000000000000000000
sinal expoente fração
expoente → 130-127 = 3
reconstituindo a parte inteira e adicionando-a a mantissa → 10011
adicionando a vírgula → 1,0011
deslocando-a de acordo com o expoente → 1001,1
convertendo para decimal → 9,5
adicionando o sinal → - 9,5

 

Fica a dica. Abs

Valeu Diego pela resposta.

Só que eu ainda estou com dificuldades na parte do desenvolvimento desta programação. Eu tenho que converter para binário e depois para decimal novamente?

Ola Rodrigo S. F., esse seu post é um pouco antigo, mas estou com uma dúvida... como configurou seu ScadaBR para se comunicar com esse multimedidor kron.

abraço

Alisson,

eu estou com a mesma dúvida. Estou estudando este equipamento para medir a energia gerada de meus paineis solares. Mas acontece que vejo muitas dificuldades.

Até agora não consegui segurança para comprar o equipamento.

Sidney

Bom dia,

Eu consegui que funcionasse, é só fazer o procedimento  descrito acima que funciona perfeitamente. eu criei um metadata para tratar os valores. Não sei se há um modo mais fácil mas tem que "escovar bit por bit". Se quiser eu crio um vídeo para demonstrar a configuração e a ligação com o PC é só me mandar seu email.

Rodrigo,

Eu gostaria muito dessa ajuda sua. Quero implementar o monitoramento na geração de energia pelos paineis solares e isso seria muito bom.

Ai eu faço um vídeo com minha proposta, ok?

farmsid@pop.com.br

Sidney

Rodrigo,

alisson.regio@gmail.com

Eu gostaria de sua ajuda. Abraço

 

 

Este assunto já é um pouco antigo, mas tenho o mesmo problema de vocês neste momento. Eu iniciei o estudo com o ScadaBR em 2015, porém por problemas no trabalho paramos o processo de aprendizado e implantação, retomamos agora em 2017, neste momento preciso monitorar alguns multi medidores da Kron, o modelo especifico é o MultK, alguém já implementou a rotina de conversão deste equipamento, a comunicação está ok.

Estou em um projeto piloto, onde minha empresa assumiu os risco da implantação parcial, para monitorar 1 qgbt de 4 MVA, 1 Gerador Cummis de 1 MVA e um relé Pextron, preciso deixar tudo operando até 08/07, onde iremos apresentar toda implantação para a diretoria da empresa, para somente depois falarmos de valor, resumindo tenho uma bucha para resolver, meu prazo tá correndo, a empresa sabe que estamos trabalhando com uma ferramenta opensource, achou interessante, e preciso muito da ajuda de todos, e tudo que puder compartilhar deste processo de implantação irei compartilhar aqui no fórum, por que tudo que vamos utilizar lá é de código aberto, não só ScadaBR.

Boa tarde,

Andei meio sumido daqui, mas é o seguinte, os medidores da KRON sofreram uma atualização, agora eles possuem comunicação Bacnet, o seu modelo é novo ou antigo?

Boa tarde, é um antigo, conseguimos no ultimo sábado comunicar com ele, mas se tiver informações para compartilhar fico grato, o ScadaBR possui o protocolo IEEE nativo, descobrimos isto.

1 curtida

Esqueci, o modelo é o MultK, fabricação por volta de 2011.

Kleber o ScadaBR converte automático o protocolo IEE754.
Se ainda estiver com dificuldade avise aí.

Tem que usar o modo Float.

Att.

José Luiz Vieira.
Monitoramento para datacenter

Muito obrigado, funcionou perfeito.

Oi Rodrigo,

Esse tópico é de um tempo atrás já, mas pergunto se poderia me passar o procedimento pra converter a leitura dos medidores Kron em decimal?

Grato

Arthur