Comunicando arduino com o ScadaBR

Olá pessoal, segue link com as bibliotecas e o código para um medidor de nível com sensor ultrassom. O código esta em modbus ip, qualquer dúvidas pode pergunta.

link: https://www.dropbox.com/sh/in9asyy6oxrliyz/AABzHSPg-k1o-rmvDgmfnuZZa?dl=0 

Alisson,

que legal a medição. Eu pequei as duas bibliotecas e o código. Já vou montar um teste também. Mas só pra esclarecer queria ver se vc protegeu o sensor com algo diferente. Tem como mostrar uma fotinha? Tenho uma represa também que poderia monitorar mas 5 cm já é muito, então não vou usar agora. Mas o monitoramento de ração nos silos é algo que vou usar já.

Mas eu vi que a represa oscilou o volume, pois variou de 160cm a 250 cm. Isso é a distância da água do sensor, corrento? ou seja, 160 cm é o ponto mais cheio e 125 é o mais raso. Vc usa essa água para irrigação? Outra curiosidade, o volume da hidroponia dá uns picos, mas não é constante. Que dinâmica é essa?

Fabio, esse seu amigo não pode mostrar a saída dele? Deixa te explicar uma coisa. O mais problemático é usar as bibliotecas prontas, por exemplo o DHT22 ou outro como a onewire. Mas não some não. De vez enquando loga para ver o sistema. Gosto de ver seu ponto batido.

Desculpem os dois amigos pelas perguntas, mas ao encontrar entusiastas como vocês não tem como não ficar empolgado.

até mais.

 

Ola Sidney, o sensor esta medindo distancia real da piscina ou seja se ele esta marcando 160cm é porque a piscina esta com lamina de água nesta altura. Isso é bem fácil de fazer você tera de trabalhar com fundo de escala, la no scada quando você criar o datapoint tem la multiplicador você multiplica por -1 e logo abaixo no campo soma você coloca seu fundo de escala(altura real do seu silo) com isso o sistema ira trabalhar com a diferença, eu tive de fazer assim porque tenho outros usuários no sistema. A represa que estou monitorando ela recebe água de 3 poços, tem 4 bombas que são responsáveis por irrigar uma determinada área com melão. Estou finalizando o controle automático de nível ou seja os poços irão ligar quando o nível estiver em determinado valor pois existe momentos que não estou irrigando e tenho q desliga as bombas para que não transborde e destrua a represa. Hidroponia de alface, os picos que você ver são referentes a forma como é feito a irrigação do alface pela manha a partir das 6h eu acho as bombas funcionam 15min e para 15min e a água retorna por completo, a tarde como minha região é muito quente as bombas funcionam direto, a noite é igual a manha até as 19h, depois fica tudo parado. Moro no interior do RN, aqui o clima é muito parecido com deserto dias muito quente e noites muito frias.

Alisson,

Mas esse sistema é muito legal cara. Que vontade de ver um vídeo para termos noção do que está falando.

Eu já estou fazendo o meu video descritivo para você conhecer o sistema.

Já vou trabalhar no sensor ultrassonico dos silos de milho e ração.

Muito obrigado por sua ajuda. 

Olá pessoal, acho que está na hora de criarmos um grupo no zap zap para podermos postar videos e fotos de nossas loucuras, alguem cria um ai e me add 8488050447. abraço

Bom dia srs, 

Meu nome é Daltro e gostaria de participar da discusão de vcs...

Recentemente comprei 02 placas Mega2560 + 02 ethernet W5100, também baixei o ScadaBR e ele está funcionando.

Gostaria de fazer uma aplicação utilizando o ScadaBR e algumas placas do arduino utilizando o protocolo modbus TCP/IP. Tal aplicação seria para automação da minha residencia, por isso um protocolo que usa a rede ethernet, desta forma, eu poderia utiliza-lo tanto via cabo quanto via wireless.   

Bem... eu baixei a biblioteca do André e para entender como e se ela funciona (no meu projeto) eu gostaria de testa-la primeiro em um simulador modbus tcp mestre...  alguém saberia onde posso achar um simulador free ?

Alguém já utilizou esta biblioteca ou outra com este protocolo ?

SDS

Daltro

Prezados,

Depois de ler o post todo pude ver que os colegas já a muito utilizam aquilo que estou procurando, então peço desculpas pelo post.

Ví a aplicação do Alison e o canal do Youtube do Farmsid... parabéns !

Baixei os arquivos disponibilizados no Dropbox... e vou tentar seguir o exemplo e ver se consigo algo...

Muitas perguntas virão...

SDS

Daltro

 

 

 

Olá pessoal.

Segue aqui um exemplo de utilização para automação residencial com o ScadaBR, o controlador utilizado é um que encontrei que pode ser programado em ladder ou basic. Pretendo substituir o controlador por um arduino ou raspberry.

Para a comunicação utilizei o protocolo modbus com um conversor USB para serial.

Segue o link do vídeo no youtube:

Até mais!

Boa tarde cara, vi que você ja tem bastante conhecimento sobre a rede modbusip, vamos ver se consegue me ajudar,
Estou criando um sistema onde tenho alguns aparelhos sendo comunicados via rs485 e arduinos sendo comunicados via modbusIP, porem quando comunico o arduino via roteador não encontro ele no scadabr, mas quando faço comunicação direta arduino -> pc consigo comunicação.

@viniciusstano,

mandei uma mensagem no privado. Vamos ver o que está acontecendo e postamos aqui.