Comunicação ScadaBR com CLP clic WEG

Olá sou iniciante em supervisórios e estou tendo dificuldades em comunicar o ScadaBr com o CLP Clic da WEG, ja tentei várias formas mas não tem jeito.

Marcelo
Qual é o modelo do ClIC da WEG?
Eu tenho o CLIC 02 VRD - MODBUS RS 485 e consegui acessar mapa de memória do PLC normalmente.

o modelo do meu clic é esse mesmo mas não consigo comunicar com ele, fiz tudo como manda o manual mas da essa mensagem : Houve um problema testando o localizador. (com.serotonin.io.serial.SerialPortException: gnu.io.PortInUseException: Mango Modbus Serial Data Source)
Gostaria muito de uma ajuda tenho um conversor usb 485 da Novus mas não tem jeito não estou conseguindo acessar, coloquei tudo como manda no manual
baud rate: 38400
bit de dados: 8
bit stop: 2
paridade: n

criei o data source modbus serial rtu, com essas configuraçoes que te passei gostaria muito de uma ajuda se pudesse passar o e-mail pra entrar em contato agradeço

Tenho dúvidas tambem quanto ao offset, seriam o endereço modbus decimal descrito no manual?
e qual a faixa de registro e o tipo de dados modbus

Já utilizei um CLP CLIC 02 Edit, preste muita atenção as especificações técnicas, dava aula em uma escola que tinha um destes CLPs, quando fui tentar usar algum supervisório descobri que o meu modelo de CLP não tinha nenhum protocolo de comunicação padrão, apenas o usado para conversar com o programinha que manda o Ladder para o CLP, dessa forma não teve acordo. Olhe no manual, veja se o seu Clic 02 edit (pelo número de série) tem algum protocolo como o Modbus embarcado, senão, bau-bau, talvez comprando um daqueles módulos de expansão possa conseguir comunicar, mas duvido muito.
Abraço!

Olá,

Tenho notado que o pessoal tem muita dificuldade em definir se um CLP/IO tem ou não um protocolo… Pessoal, Manual.

Só o Manual/Datasheet do equipamento diz o que eu “conversa”. O ScadaBR utiliza muitos protocolos e permite até variações em alguns, mas sempre exige do técnico/engenheiro algum conhecimento para realizar a tarefa de configuração.

Marcelo, espero que consiga encontrar uma solução. Abraços e boa sorte

Marcelo
Boa Noite
O meu e-mail é flacassio@yahoo.com.br ou flavio@controlclima.com.br
Abs

O problema que estava tendo em comunicar o clp com o Scada ja consegui resolver esta funcionando perfeito, consigo escrever em alguns data points, mas não estou conseguindo ler o data point da entrada digital do clp, por exemplo quando liga a entrada I1 o endereço do manual é 11264, tentei configurar o data point mas não tem jeito para leitura não estou conseguindo.

Então 11264 deve ser o local da memória da entradas, mas aí vc tem que ver os bits, por exemplo, 11264 bit 0 é a entrada I1, 11264 bit 1 é a entrada I2 até o bit 15, depois vira 11265. Pode ser que no seu caso a primeira entrada seja com o bit 1, então a 16ª entrada será com o bit 16 e a 17ª entrada será 11265 bit 1, precisa ver se seu CLP é de base 0 ou 1, como descrito acima.
Abraço

Oi Fabio Durão se pudesse passar seu e-mail, mandaria o mapa do modbus do clp pra vc dar uma olhada pq ta complicado, hehe, fui teu colega no curso Scada em Campinas.

Fala Marcelo, legal, vixi, já até esqueci o nome da galera, manda uma foto pra lembrar quem é o c, meu e-mail é fabio@irmaos.com, mas não conta para ninguém blz, aHuhAUIhAUIhUI, flw!

Estou com dificuldade em configurar um offset onde tem dois endereços um com byte alto e outro com byte baixo dentro do mesmo offset, o byte baixo consegui configurar consigo alterar e ler, através do holding register, inteiro de 2 bytes com sinal, mas não consigo alterar o byte alto, sendo que dentro do mesmo offset tem esses dois endereços

Boa tarde.
Também estou tendo a mesma dificuldade. Estou à utulizar 01 clp , e com 01 módulo modbus da novus, está comunicando ok. Quando coloco o CLIC02, não comunica. No manual do Clic , diz que é modbus escravo.
Onde estou errando ?

alvin

Boa tarde!

Aqui na MCA já trabalhamos com equipamentos da NOVUS e nunca tivemos problemas com a comunicação Modbus. Mas ainda não cheguei a trabalhar com os equipamentos da WEG.

Mas olhando rapidamente o manual dele, eu vejo que toda a parte de comunicação é programável pelo SW da WEG. O CLIC02 pode funcionar tanto como Escravo quanto como Master de uma rede Modbus… e isso é muito útil. Dê uma olhada no manual - item 10.1.2, ali ele configura o modo de operação e o ID Modbus.

A partir do item 10.5 ele descreve como programar o Modbus. Também certifique-se que na mesma rede 485 não haja 2 ID de Modbus Slave identicos.

Bem genéricas estas dicas, mas se já der uma luz eu fiz meu dia!

Abs

Olá Diogo.
Bem, o clic ( CLW-02/20VR-D 3rd)está configurado com E/S Remota “NÃO”; iD=2 ; modo=8n2 e baudRate 9600.
Estou à seguir as orientações do manual , inclusive o item 10.5.
O abençoado insiste em não comunicar.

O clp envia comando de leitura, e a resposta é erro de timeOut.(falta de resposta).

Já inverti o cabo ModBus, coloquei resistor, alterei a paridade.

Também já verifiquei o funcionamento da rede do clp com o módulo da NOVUS, e está ok.

O clic é o único escravo da rede.

álvaro.

Alguns testes que podem ajudar:

Está testando na mesma rede do NOVUS ou em redes separadas?
Revise os parametros Serial no DataSource Modbus
Revise se os endereços dos DataPoints estão corretos (tipo, offset)
Aumente o timeout e verifique se consegue comunicar

Bom, por enquanto é isso que eu me lembro, se tiver alguma outra dica eu passo =]

Abraços e boa sorte

Boa noite, também passei por dificuldades para comunicar o CLP Clic da WEG, não por causa do aparelho mas por inexperiência mesmo, bom vc esta usando o conversor USB-I485 da Novus? Deve ligar então a saida Tx- na entrada B do CLP e a Tx+ na entrada A, o inverso do que manda o manual.
Agora quanto a configuração do modo de comunicação deve ficar assim:
Baud Rate: 38400
8 Data bits
Sem Paridade
2 Stop bits

na configuração de sistema do CLP:
endereço 1 por exemplo
número de E/S 0
remota: não (não pode ser em modo escravo)
M retentivo
Sem sinal

agora na configuração do Scada: criar o data dource

Período de atualização 1 segundo

Timeout (ms) 500
Tentativas 2

Máxima contagem de leitura de bits 2000
Máxima contagem de leitura de registradores 125
Máxima contagem de escrita de registradores 120
Porta A PORTA QUE ABRIU PARA O COMVERSOR
Baud rate 38400
Controle de fluxo de entrada nenhum
Controle de fluxo de saída nenhum
Data bits 8
Stop bits 2
Parity N
Codificação RTU
Echo desligado

DETALHE AO TESTAR A COMUNICAÇÃO DESATIVE O DATA SOURCE

E OUTRO DETALHE NA LEITURA DE DADOS MODBUS “NÚMERO DE REGISTRADORES” QUE ESTA EM 100 DIMINUA PARA 5 OU MENOS,

QUALQUER DUVIDA ESCREVA, ABRAÇO.

Alguém sabe quando será liberado a versão 1.0?

Bom dia.
O novus, testei no clp para confirmação de que o clp estivesse ok. O novus não faz parte da rede.
Rede somente entre clp e weg-clic.

Estou à revisar esse parâmetros.

obrigado.
Obrigado pelas dicas.

Bom dia Marcelo.

O clic tem que estar obrigatóriamente nesta velocidade 38400 ??

Esta é a configuração recomendada pelo fabricante, e é a que eu utilizo, qualquer dúvida pode enviar para o forum que te respondo, abraço.