Comunicação MODBUS serial

Boa tarde,

Faço parte de um projeto que utiliza um controlador universal HACH SC100 que é adaptado para utilizar o protocolo de comunicação MODBUS. Para isso, adquirimos um conversor "NOVUS USB-i485 isolated converter" para fazer a comunicação entre o controlador e o PC, o conversor é conectado ao PC através de um porta USB.  Utilizo um cabo de rede para conectar o conversor ao controlador, cortei o cabo e ligo um dos fios nas entradas RX+, RX- e GND do conversor, nas respectivas entradas no controlador. Configurei os dados como baud rate, paridade, etc, utilizo o SCADABR como supervisório, mas após configurar o scadabr com um data source modbus serial, ele reconhece a porta COM, mas não ocorre a comunicação, na pesquisa de nós modbus ele não encontra nada e na leitura de teste de localizador ponto, só aparece a opção "SEM REPOSTA DA REDE", sendo que o ID do escrevo está correto e a faixa de registro é "registrador holding".

Grato pela ajuda.

Olá Abrantes, tem muita coisa aí que pode ter dado errado, a começar pelo conversor, leia o manual da ligação do mesmo, pode ser problema no cabo de rede, na configuração da porta serial (permissão de linux se for o caso), etc, etc

Faça alguns testes mais, para poder refinar suas dúvidas.

Boa tarde.
Teste a comunicacao de fora do scadabr com seu hardware na mesma máquina. Wsta usando windows ou linux? Tem uma app de teste modbus na internet para vc isolar o hardware da aplicacao scadabr

Se for windows tem esse app

Se vc usa linux. Me chame pvt

1 curtida

Bom dia amigos. Estou tendo problemas em configurar meu ScadaBR 1.0. Estou usando o ubuntu 18.04, Tomcat 9 e java 11. Instalei o librxtx-java, Antes o ScadaBr apresentava um erro em que ele dizia communitaions err…etc…agoar que instalei o o librxtx ele não paresenta mais erros, porém não abre a opção das postas…ficam vazio…eu tenho uma serial com1 e um adaptador usb-serial. Não reconhce. Alguém poderia me ajudar?