Comunicação com CLP Siemens

Bom Dia.

 

Tenho uma duvida, e possivel comunicar este supervisorio com CLP da Siemens S7-1200 e S7-300 via IP para construir uma tela de controle de Estação de Tratamento, no caso irei ter telas para indicação de valores tipo vazão,pressão e temperatura e também graficos online da situação e um historio de valores que deve ser armazenados pelo supervisrio e apos abertos via excel.

 

E possível com a SCADBR isso.

 

 

Valeiu galeira

Oi Martins,

Sim, é possível conectar ambos através dos módulos de comunicação Modbus RTU. Segue um artigo da Siemens com informações de como integrar estes sistemas.

https://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll/47756141?func=ll&objId=47756141&objAction=csView&nodeid0=41886038&lang=en&siteid=cseus&aktprim=0&extranet=standard&viewreg=WW&load=treecontent&prodLstObjId=34143512

O ScadaBR pode exportar dados em formato csv através dos relatórios ou/e ser integrado com excell via API para gerar tabelas conforme sua necessidade.

Claro, isso exige um pouco de conhecimento (API, integração de módulos de comunicação do S7 e programação do CLP) mas é possível,

 

Att.

Quanto a comunicação com entre os CLPs beleza minha duvida e como fazer o SCADABR ler os tags do CLP.

Por exemplo tenho uma leitura de vazão do tipo float que fica num DB exemplo

DB1.DBD0 = 11,47 que seria um endereço do CLP com um valore referente a uma vazão de 11,47m³/h.

O CLP uso  a comunicação ethernet com IP fixo por exemplo 192.168.0.1

 

Ai vem como colocar este valor na tela do supervisório.

 

 

Valeu

 

Oi Martins,

O fluxo de trabalho é mais ou menos esse:

  1. Configurar Data Source (Protocolo, interface e comunicação com equipamento) - Confira o manual de comunicação de seu CLP para isso. Requer um pouco de conhecimento de interfaces e protocolos;
  2. Configurar Data Points - Confira sua programação do CLP/Controlador e adicione os endereços conforme seu protocolo;
  3. Ativar Data Source e Data Points;
  4. Watch lists - adicione os pontos configurados a watch list atual;
  5. Visualização - Criar nova, e adicionar componente conforme tipo de dado. Salvar;

Pronto Martins, qualquer dúvida, o Manual do ScadaBR segue o mesmo fluxo, assim você pode ter algumas referências gráficas.

Abraços

Caro colega  munha comunicação com o CLP e via IP192.168.0.1 mascara 255.255.255.0  li o manual e tentei mondar os data source mas nada de dar certo tentei de varia formas mas sempre apresenta um erro.

 

Sabe outra forma de configurar esta comunicação

Oi Martins,

Você não explicita o protocolo de comunicação em seus questionamentos. Você está mesmo utilizando protocolo Modbus TCP ou estas configurações que sugere são vindas do STEP 7?

A linha S7 utiliza por padrão comunicação via PROFIBUS - Protocolo proprietário e patenteado da Siemens e com custo de licença (por isso ainda não implementado no ScadaBR) utilizado junto a aplicação WinCC, STEP 7  e outros utilitários da Siemens para comunicação, programação e supervisão; Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Profibus e sua história de patentes e licenças, este link de um projeto OpenSource possui maiores informações - http://www.pbmaster.org/en/index.pl?action=patents

O S7-1200 possui um módulo de comunicação serial (CM 1241 rs485 ou rs232) que possibilita a comunicação Modbus RTU, seja como Master ou Slave. Utilizar estes módulos de comunicação é essencial para integrar os equipamentos da linha S7 com o ScadaBR em seu estado atual de desenvolvimento.

O artigo apresenta como configurar via STEP 7 os blocos Modbus Slave e Master para comunicação. Com o ScadaBR você deve configurar um Modbus Slave através do STEP 7 em seu S7-1200. Aqui no fórum existem diversas discussões sobre Modbus.

Depois, basta tratar no ScadaBR os pontos configurados e a interface como um Modbus Slave normal.

Acho que você ainda vai ter bastante dúvidas, mas vamos conversando. O caminho existe, mas não é trivial.

Abraços,

 

Caro colegão quanto a comunicação com Siemens não ha segredo pra min.

 

Mas no caso eu utilizo a comunicação via Profinet diretamente da RJ45 do meu CLP e isto que quero que comunique com SCADABR utilizando a porta RJ45 via IP do CLP. Não gostaria de acresentar nehum hardware a mais no CLP somente a propria comunicação via IP já nativa da CPU. Isso que e minha duvida .

 

 

 

 

Eu também tenho essa dúvida. Gostaria de comunicar com o S7-1200 por profinet já que este PLC já vem com uma entrada de rede.

Infelizmente pelo Profinet não é possível.

Mesmo que implementássemos na versão OpenSource o Profinet, teríamos que pagar (muito $$$) para a Siemens sobre as licenças de patentes que estão em vigência no protocolo.

Existe a possibilidade de incluir um driver Profinet no ScadaBR. Mas atualmente, este tipo de implementação teria que ser patrocinada e seria licensiada com os detentetores da patente.

Essa é a explicação curta. Estamos na esperança da patente vencer este final de ano, e quem sabe teremos acesso a ela na versão OpenSource. Futuro, esperança...

Mas obrigado por levantar essa bola, este tópico fica de referência para quem procura um Supervisório OpenSource com suporte a Profinet. Resposta curta: Não existe =/

Att.

Bom o custo Profinet no caso de CLP Siemens como o S7-1200, seria se for utilizar um servidor OPC, como o Simatic NET certo?  Ai faria a comunicação via OPC pelo ScadaBR. Ja utilizei um driver chamado MProt no Elipse E3 para o mesmo, funcionou de boa, não sei como seria no caso do ScadaBR. Se quiser fazer a comunicação via OPC Simatic NET é muito simples não tem mistério, o problema é o custo da licença.

Verdade Victor,

Por enquanto é o caminho mais viável, mesmo que você tenha que pagar uma licença de um servidor OPC comercial. O ScadaBR possui um OPC DA funcional que opera bem com a maioria dos servidores OPC.

De qualquer forma, a gente sempre cai no quesito - pagar licença =/

Boa tarde aproveitando a pergunta na opnião de vcs que conhcem o ScadaBr melhor do que eu, qual plc tem maior compatibilidade com o ScadaBr?.

Abraços.

desculpa o erro CLP e não PLC kkkk

Independente do CLP, o importante é o meio de comunicação que o mesmo te disponibiliza, o ScadaBR funciona muito bem através do OPC e Modbus, pelo menos são os que mais uso, CLP´s siemens, Allen Bradley e arduino. Verifique qual o protoloco de comunicação existente no CLP que você possui.

Estou tentando configurar o modbus tcp cliente para o S7 1200 através do TIA Portal, sendo o servidor o sacadabr  consigo estabelecer essa comunicação?

Aguém já fez esse tipo de configuração poderia me auxiliar com os parametros.

 

 

Prezados,

preciso ter um software para acompanhar o consumo/vazão de 4 pontos de água.

Penso em instalar um hidrômetro, tipo o da marca itron com um módulo gerador de pulso.

qual seria o restante da solução para nossa demanda?

 

seria somente um PLC e  software ou também precisaríamos de outros equipamentos para fazer este monitoramento?

voces conhecem alguma empresa / profissional em Belo Horizonte /MG com conhecimento para este tipo de sistema?

desde já, agradeço a ajuda.

att W-Mack

w-mack@bol.com.br

Boa tarde. Estou tentando fazer a mesma coisa. Você conseguiu?

Boa tarde consegui sim manda um email para joaocoutojc@gmail.com

Enviado! Aguardo retorno. Muito obrigada.

Pessoal, já faz algum tempo esse assunto e gostaria de saber se há alguma novidade. Ou seja, é possível comunicar o SCADABR com um CLP da Siemens através de profinet? Estou usando uma ET200S.
Na verdade o protocolo não é muito importante, desde que se consiga ler/escrever as tags. Mas o limitador é que tem que ser via cabo RJ-45 direto, não há modulo de interface e nem $$ para isso.
Obrigado, por alguma ajuda.