Como instalar o scadabr num windows10 de 32bits com 8gb de ram

Sou universitário e estou usando o scadabr para o meu trabalho de TCC no desenvolvimento de um supervisório para o hospital naval marcilio dias aqui no rio de janeiro. confesso que estou com o prazo apertado pois minha apresentação é no proximo sabado mas quero tentar implementar o scadabr no meu projeto por se tratar de um software livre entre outras vantagens. gostaria de obter um auxilio dos senhores no desenvolvimento dessa plataforma. muito grato Anderson Pereira

Ola amigo,

Estamos por aqui…
Aproveita e explica um pouco mais sobre esse supervisório que pretende implantar.

Obrigado pelo retorno.
Na verdade é um estudo de caso por se tratar de um hospital da marinha, do governo federal, e não temos autonomia para implantar o projeto.
O sistema de emergência do Hospital, dispõe de 3 geradores da série N, o fabricante é a CUMMINS. A capacidade de geração é de 500KVA (127/220V), com um débito de 80L/H. Os gerados são usados para fornecer energia para os setores críticos do hospital, emergência, centro cirúrgico e centro obstetrício, citados anteriormente, tais setores usam tensões 127/220V
Os geradores dispõem de saídas digitais que iram se interligar ao mestre (SCADABR) para informar, o tempo de funcionamento, o nível da tensão e da potência de geração que está sendo consumida por setores de fornecimento.
Quando o gerador entra em funcionamento o sistema liga uma bomba injetora com saídas digitais, que aspira do tanque de serviço e injeta óleo diesel pressurizado diretamente nos bicos injetores do gerador, para ser queimado durante seu funcionamento, o software monitora o tempo de funcionamento e a temperatura do corpo da bomba.
esses são breves resumos pra que possa entender, estamos na fase de modelação com o scadabr mas primeiro temos que conseguir instalar o software para avançar no trabalho

Entendi amigo.

Essas IOs que deseja monitorar pelo ScadaBR, será interfaceada por qual hardware? PLC ou Microcontrolador?
Qual protocolo e meio físico de comunicação deseja utilizar?

Vai utilizar qual sistema operacional para rodar o ScadaBR? A versão 1.0CE é a mais estável, ao meu ponto de vista e experiencia, encontrei dois problema , um foi que ModBus Serial, não funciona com mais de um dispositivo no computador e o outro foi na criação de DataPoint do Tipo Virtual (TAG RAM). A versão 1.0CE utiliza o JRE 6, voce baixa a versão 6 do Java JDK.
Estamos acompanhando a versão LTS, que está MUITOOO longe de ser estável.

Pois é amigo , acho q ai vc poderia nos ajudar com sua experiencia.

A idéia é utilizar um RS485/MODBUS COM ARDUINO
Uma rede RS485 com um sistema supervisório (mestre) e um arduino (escravo).

No mestre estaria o scadabr através de uma porta usb com conversor usb–rs485 ( este conversor utilizaria um integrado FT232RL proprio para conversao pro barramento em questão além de outro integrado , um transceiver rs485 que envia e recebe tx/rx além de um pino para controle . segundo orientação do professor esse barramento permite diversos escravos. vc tem como ajudar a implementar isso ? ainda temos muitas duvidas e nosso orientador não nos dá a devida atenção

Entendi, no Arduíno vai usar um modulo TTL-> rs485 ou um shield? Voce já tem ideia de quantas ios vai precisar? a instrumentação?
Ajudo sim, além do mais aqui no fórum existe vários tópicos que será muito útil para você.

1 curtida

o q vc acha ? estamos um pouco perdidos. que tal um Ethernet Shield W5100 Com Slot Sd Card (Arduino Uno / Mega) ? não tenho ideia das ios e a instrumentação seria a respeito das variaveis que queremos controlar ?

Eu acho que via Ethernet(ModBusIP) é mais fácil para iniciante e o tipo do Arduíno será decorrente da suas IOs, instrumentação seria os sensores que sera utilizado para ler a corrente e tensão, lembrando que a analógica do Arduíno é 0-5vdc resolução verificar:https://www.arduino.cc/reference/pt/language/functions/zero-due-mkr-family/analogwriteresolution/

1 curtida

@surfacerj Favor duvidas usar o o tópico de Duvidas e suporte, não o de tutoriais.