Aplicativo Android (Scadroid)

Olá Pessoal!

Há um certo tempo - aproximadamente em abril de 2014 - eu e mais um grupo de três colegas desenvolvemos um projeto de iniciação científica em um centro de pesquisa de nossa região, o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), em Campinas, que tinha como principal objetivo utilizar computadores obsoletos de modo a oferece-los novas funcionalidades, isto é, através de um sistema operacional extremamente leve, em todo caso, linux Lubuntu, instalar o Apache TomCat em conjunto com o ScadaBR e assim utilizar o pc como uma base de dados e controle de uma residência, de modo a diminuir gastos e oferecer uma certa autonomia para o usuário no controle de sua residência (tomada de decisões). Enfim, basicamente um sistema de automação residencial. Algo relativamente simples.

Contudo, o real motivo pelo qual vos escrevo, é para deixar disponível o link do github onde está localizado o código-fonte do aplicativo android que desenvolvemos, sendo este criado com o intuito de ser um cliente - tal como o descrito em https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/scadabr -, onde o mesmo envia uma requisição para o servidor com o ScadaBR instalado através do protocolo HTTP que, por sua vez, envia de volta uma mensagem contendo os dados requisitados. Não está realmente acabado, pronto para o uso, entretanto é algo que pode ajudar alguém que esteja iniciando no assunto ou que queira melhorar o aplicativo.

Segue algumas imagens do mesmo:

Busca de PontosTela InicialTela de configuraçõesGráfico de LuzGráfico de Ponto FlutuanteGráfico de Temperatura

O link do repositório: https://github.com/MagicFirebolt/Scadroid

O link do .apk testado somente com versão > 5.0 do Android: https://mega.nz/#!DF1mSQ5Z!Ph5XodZjqdHRrPRznj6m9uT6BtNkg0euBAzKbVZTDgA

Quanto ao código, tentamos comentar (algumas coisas em inglês) e estruturar o máximo possível. Não levem em consideração más práticas de programação, somos ainda bem iniciantes. Além do mais vale citar algumas informações relevantes referentes a performance do app:

          * Quanto ao que tange ao envio de dados simples referentes ao método BrowseTags, ReadTags e WriteTags, obtivemos uma rapidez realmente eficiente, sem demoras. Não houve perda de informação ou engasgo na comunicação.

        * Já quanto ao que tange a requisição de dados históricos, tivemos uma demora significativa no recebimento de tais informações. Além disso, como dissemos, o aplicativo é muito básico e por este motivo não possui uma lógica de construção dos gráficos realmente eficiente, isto é, nada que possa substituir o contido no sistema ScadaBR.

            * Por fim, algo que também ficou em aberto, refere-se ao desenvolvimento de outros métodos, como o responsável pela segurança do aplicativo (recebimento e envio de usuário e senha) e criação e tratamento de eventos diretamente do Android.

No mais, segue algumas ferramentas que utilizamos:

            * http://easywsdl.com/ para criar parte do link web service;

            * https://github.com/PhilJay/MPAndroidChart para desenvolver os gráficos;

            * http://www.thiengo.com.br/android com a parte do layout;

Android Studio para o desenvolvimento;

KSOAP2 como biblioteca responsável por toda a empacotação e desempacotação dos dados;

Para que o post não fique mais longo, gostaríamos de agradecer aos mantenedores pelo fantástico trabalho que fizeram e fazem com o ScadaBR, sem contar a imensa ajuda fornecida pelas informações contidas no site CERTI. Ademais, segue o link sobre o nosso projeto https://docs.google.com/document/d/1zrXO9EN3OHP5I0tSMemgS3mCO5wLItLY8OY-xOr7hWI/pub

 

2 curtidas

Parabens pelas iniciativas !!!

   Ja utilizo o ScadaBR em meus projetos ha mais de 02 anos, ainda peno muito nas questões de melhorar os relatorios, mas vamos que vamos.

   A Solução com Linux Lubuntu ja utilizo ha muito tempo, inclusive embarcando em mini pcs android, porém, por ser embarcado e rodar emulando fica muito, mas muito lerdo mesmo.

   A saida que encontrei foi rodar em nano pcs com 4GB de RAM e Lubuntu LTS.

  Mas vamos la, tenho muito interesse em rodar o sistema em Android puro, porém não tenho conhecimento algum sobre a programação dessa plataforma, como posso fazer para instalar em um Tablet para poder testar a performance ? Na experiência de vocês, possuem as mesmas funcionabilidades do ScadaBR original ?

   Desde ja agradeço e me coloco a disposição para trocarmos o maximo de informações possiveis !!

Abraços,

Marcel Martine

Então Marcel, o Scadroid funciona como um client, envia uma requisição para o servidor com o ScadaBR instalado através do protocolo HTTP que, por sua vez, envia de volta uma mensagem contendo os dados requisitados, ou seja, o aplicativo não funciona independentemente.

O aplicativo tem boa performance ao receber e enviar as informações, ele só demora pra fazer os gráficos quando há muitos dados, pois ele demora um tempo para fazer a requisição de muitas informações. 

Editamos o post e colocamos um link em que é possível baixar o .apk, dessa forma é só baixar e instalar no seu android, lembrando que o android tem que ser a versão Lollipop ou superior. Uma última coisa, fizemos o layout pensando em smartphones, então ao usar em tablets pode parecer um pouco estranho e pouco otimizado para tal classe de aparelhos.

Quanto ao ScadaBR em si, se for do seu interesse nós poderíamos fazer um distro Linux apenas com o ScadaBR e o Apache tomcat, sem interface gráfica, para otimizar a performance do sistema.

Nosso email é ambientronicsbentao@gmail.com, você pode entrar em contato conosco através dele se tiver alguma dúvida.

 

Bom dia Rakad,

    Não estou conseguindo baixar no link do Mega, esta pedindo uma senha..., você poderia me enviar por gentileza ?

    Vocês estão desenvolvendo mais alguma coisa no SBR server, como por exemplo modelo de relatorios, novos drivers entre outras funcionalidades ?

     Obrigado,

 

Martine,

estou curioso com suas aplicações. Eu também já brinco com ScadaBr faz vários anos.

Tenho um interesse no desenvolvimento também da aplicação do android.

Vou ler os links acima e postar o que eu observar.

Sidney

Muito legal Joe,

 

estamos muito impressionados e felizes com o trabalho.

 

que tal incorporarmos o scadroid a proxima versao do scadabr?

pretendem continuar o trabalho como um projeto independente?

 

vamos conhecer melhor o projeto e votlar a conversar,

 

grande abraço!

Victor

Olá Victor,

 
Quanto a incorporação do Scadroid a próxima versão do ScadaBR, não vejo problema algum em o fazer. Aliás, seria de imenso prestígio tal iniciativa. O projeto agora é da comunidade, cabendo a esta utilizar da forma que melhor a agrade.
 
Contudo, já quanto a continuidade do trabalho, a princípio, eu e mais um colega não temos a pretensão de prosseguir com o mesmo. Isso pois, como dissemos, ele foi apenas parte de um trabalho de conclusão de curso de nosso técnico em informática. 
 
Porém, estamos sempre dispostos a contribuir com a comunidade e com os vários potenciais do ScadaBR. Por isso, não vejo algo que nos impeça de continuar a contribuir. Então, nosso contato estará aberto para que o senhor, caso deseje, nos contatar.
 
Desde já, fico imensamente grato pela atenção.
 
Contato:
 
joseribeiro1017@gmail.com
paulo.lucas.014@gmail.com

Amigos,
eu queria colocar esse projeto novamente em andamento.
Ontem mesmo estava conversando com alguns programadores sobre a criação de aplicativos.
Os desenvolvedores tem algum interesse em discutir isso?

Eaí farmsid, estou planejando voltar com o desenvolvimento do app sim, não para agora, mas em breve.
Vamos discutindo o que você e seus amigos estão pensando…
Meu email é joseribeiro1017@gmail.com.

1 curtida

Olá Joe!

Coloquei seu projeto lá no site do scadabr!
http://www.scadabr.com.br/index.php/2016/01/22/aplicativo-android-scadroid/

Espero que goste!

Abrç

1 curtida

Opa Felipe, fico muito grato pelo incentivo, e fico super feliz que o ScadaBR cresce dia após dia.

Obrigado!

2 curtidas