Tela do supervisório

Olá a todos!

Eu estive testando o ScadaBR, usando variáveis virtuais só para entender melhor como o sistema funciona e ver oque me será útil Enquanto eu uso o sistema como Admin, acho ótimo ter tudo as informações disponíveis, mas fiquei imaginando: como é que se faz para que o usuário (operador) tenha acesso apenas à representação gráfica (não dar a opção de lee configurar data sources etc)??

E ainda, outra dúvida: é possível já junto com o supervisório criar relatórios de produção (com informações preenchidas pelos operadores e também informações preenchidas pela lógica de programação , como as temperaturas do processo)? Pensei em fazer um relatório no excel que puxasse as informações que o sistema tem e que deixasse os operadores preencherem as informações que nãose tem medidas por instrumentos.. é possível?

Não é possível? Alguém sabe me responder?

Prezado quiroz,

Quanto a primeira pergunta é possível sim. Você deve primeiro criar um outro usuário no sistema. Vá em usuário e crie um novo usuário.

Em seguida você pode compartilhar cada etapa com esse usuário, dando a ele permissão de edição (escrita) ou apenas visualização (leitura). Na tela gráfica quando você estiver no modo edição você vai em compartilhando e compartilha aquela tela especificamente com o outro usuário, e ainda escolhe se ele terá permissão de escrita ou somente leitura.

O watchlist também pode ser compartilhado cada tela especificamente. Você pode cria uma tela apenas com as variáveis que deseja que o usuário tenha acesso e compartilhar com ele.

Quanto a relatório o ScadaBR já possui opção de gerar relatórios automáticos. Vocês configura o que quer no relatório e de que forma que ele vai ser apresentando, por exemplo você pode configurar para o sistema gerar um relatório semanal, e inclusive enviar o mesmo para determinados e-mail.

Se quiser tem a opção de exportar um arquivo csv, que pode ser aberto no excel. Mas muitas vezes é desnecessário, o próprio ScadaBR já gera o relatório completo.

Quando ao usuário inserir variáveis como você disse eu tenho uma sujestão. No DataSource, insira uma Data Source Virtual. Ai você insere uma variável do tipo que você quiser, "numérica, binária", coloca ela como fixa (no dado virtual tem a opção de a variável ficar variando randomicamente, isso é útil em simulações), mas no seu caso ela deverá ficar como fixa, e você ainda deve colocar ela como configurável. Assim o operador pode alterar o valor da variável no instante que quiser, e o valor que ele colocar irá aparecer no relatório.

Deu para entender?

Se precisar de mais ajuda para implementar essas funcionalidades diga ai.

Um abraço

 

 

Criar usuário e compartilhar a tela já tinha conseguido fazer. O que eu quero é não deixar que ele crie telas novas, que mesmo ele não tendo acesso aos data sources, dá pra fazer uma confusão (criar várias telas etc... operador é bem criativo). O ideal seria ele já logar e mostrar a parte gráfica em fullscreen e que eu conseguisse limitar as opções dele, como por exemplo, não permitir que o usuário troque a senha e escolher os ícones que aparece para cada usuário  (watch list/gráfico/alarmes/relatórios/usuários). Isso dá pra fazer?

 

Em relação ao relatório, dessa forma (criar uma variável virtual configurável), a variável sempre teria um valor (o que pode levá-lo a inserir uma informação errada), o ideal seria ter o campo ou uma tabela e o valor apenas ser gravado quando ele desse uma confirmação (ou de tempo em tempo)

 

 

Como eufaço para alterar as telas dos usuários? Quero fazer algumas coisas:

1- Os usuários terem acesso somente à tela do gráficos (desabilitar a barra de icones, ou parte dela e assim escolher o que o usuário pode fazer)

2- Quando for para tela cheia não aparecer para o usuário o atalho para sair da tela cheia. Assim eu consigo limitar as besteiras que os operadores podem fazer

Oi Queiroz,

Use o botão Home url para configurar a página inicial - fica no canto direito superior.

E configure para o usuário a tela em full screen, assim, toda vez que ele acessar a aplicação, irá visualizar apenas a representação.

Att.

Diego, mas mesmo "configurando" para o usuário a tela em full screen, é possivel que ele utilize o atalho para sair deste modo e na sequencia tomar alguma ação nas configurações como por exemplo, retirar-se da lista de compartilhamento da tela, certo?

Muitas vezes, é interessante que o usuario tenha acesso apenas à visualização grafica, o que nao é possivel caso ele saia do modo full screen (o watch list fica disponivel por exemplo) e mesmo que ele nao tenha acesso às variaveis, é desnecessario ele ter acesso a este tela. Pensando em uma aplicação em laboratorio, onde geralmente os usuarios terão um nivel de "responsabilidade" maior, pode nao ser problema (mesmo sendo inconveniente) mas pensando em uma aplicação em fabrica, muitas vezes o usuário nao tem boa fé, e procura problema.

Oi Luciano, 

Sim, o usuário pode sair da tela cheia.

Outra maneira de "esconder" as barras de menu e título, seria editar o commom.css da pasta resources, colocando display:none; nas classes mainHeader e rowHeader.

Se tiver dúvida sobre o CSS - googla ai w3schools css - eles tem uns tutoriais muito bons.

Abs

Diego, bom dia!

Era algo nessa linha que eu estava buscando!! Se eu ler com mais afinco o manual do ScadaBR terá essas informações?

Se eu conseguisse criar uma tela para o operador e outra para o administrador seria o melhor cenário. Mas iss já resolve de uma forma bem satisfatório o problema!

Interessante Diego, vou dar uma estudada neste assunto.

Boa noite amigos

Como edita esse commom.css, também quero tipo que possa acessar somente a representação grafica sem barra de ferramentas. Se alguem puder contribuir aí, estou na luta pra fazer isso.

Agradeço.

[Boa noite Dirso,

Para editar o common.css, caso use Linux:

(antes de tudo, vá na página da representação gráfica do ScadaBR e torne-a a página padrão - clique no simbolo de uma casa com uma corrente do lado esquerdo superior do seu Scada)

1 - Abra um "nautilus" como super usuário ( sudo nautilus )

2 - Vá para onde ele está (no meu caso: computer - var - lib - tomcat6 - webapps - ScadaBR - resources)

3 - Na linha 93, você encontrará o "#mainHeader", edite-o:

    #mainHeader {
        display: none; /* adicione essa linha */
        padding-top: 5px;
        background-color: #FFFFFF;
    }
 
4 - Na linha 98, você encontrará o "#subHeader", edite-o:
 
    #subHeader {
        display: none; /* adicione essa linha */
        background-color: #F0F0F0;
        padding: 3px;
    }
 
5 - Atualize sua página (http:localhost:8080/ScadaBr/)
 
Espero ter ajudado,
Qualquer dúvida, me mande um e-mail (nicholasfaono@gmail.com)
Abraços,