Script Instalação Raspberry Pi 3

Olá a todos da lista, para os usuários do Raspberry 3 com raspbian, segue um novo script de instalação para o ScadaBR.

No final do tutorial, tem o passo a passo para baixar a imagem do raspbian via console linux e gravar ele no cartao sd. Para quem usa windows, use o tutorial padrao do raspbian via windows.

Script de instalação do ScadaBR na Raspbian rodando:

Primeiro: Configure a rede de sua placa e faça o apt-get update&& apt-get upgrade para deixar os pacotes atualizados.

Copie este script para a pasta /home/pi junto com os arquivos ScadaBR.war e o patch WEB-INF.zip que podem ser baixados pelos comandos abaixo:

wget http://www.powerprime.com.br/download/scadabr/ScadaBR.war 
wget http://www.powerprime.com.br/download/scadabr/WEB-INF.zip

crie o arquivo instala.sh e cole as linhas abaixo:

# Atualiza o sistema
apt-get update && apt-get upgrade -y
#instala o tomcat8 e o mariaDB
apt install librxtx-java tomcat8 tomcat8-user tomcat8-common tomcat8-admin tomcat8-docs tomcat8-examples mariadb-client mariadb-common mariadb-server -y

#cria o banco de dados no mariadb e define usuario e senha de acesso:
mysql --user="root" --password="scada"  --execute="create database scadabr;CREATE USER 'scadabr' IDENTIFIED BY 'scadabr';GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr.* TO scadabr;"


    #Vai na pasta webapps do tomcat8
    cd /var/lib/tomcat8/webapps/
    #copia o scadabr para a pasta
    cp /home/pi/ScadaBR.war /var/lib/tomcat8/webapps/
    # o scada esta sendo descompactado, aguarde alguns segundos e pare o tomcat
    sleep 10
    #parando o tomcat
    service tomcat8 stop
    #copia o patch para o scadabr 
    cp /home/pi/WEB-INF.zip /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/
    unzip /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/WEB-INF.zip

    #Agora cria pastas que o tomcat nao criou:
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/common
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/common/classes
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/server/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/common
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/common/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server/
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server/classes

    #muda o dono da pasta do ScadaBR para o usuario tomcat8
    chown tomcat8:tomcat8 /var/lib/tomcat8/ -R
    # Coloca o usuario tomcat8 no grupo dialout (Permite uso da serial)  
    sudo gpasswd -a tomcat8 dialout
    # agora hora de iniciar o servico do tomcat8
    service tomcat8 start

após isso, transforme o instala.sh em executável com o comando
chmod +x instala.sh

execute o instalador
sudo /home/pi/instala.sh

Qualquer feedback será bem vindo.

Como baixar via linux a imagem do raspbian e gravar no cartão de memoria:

Recomendamos usar um cartão Classe 10 com 16 ou 32gb de espaço.

vá no site do raspbian e baixe a seguinte versão:
https://downloads.raspberrypi.org/raspbian_latest
Raspbian Stretch with desktop
Image with desktop based on Debian Stretch
Version: September 2017
Release date: 2017-09-07
Kernel version: 4.9

eu vou usar o wget para baixar
#wget https://downloads.raspberrypi.org/raspbian_latest -O 2017-09-07-raspbian-stretch.zip

Descompacte o arquivo:

unzip 2017-09-07-raspbian-stretch.zip

o arquivo 2017-09-07-raspbian-stretch.img será criado com 4,9Gb.

uma vez baixado, verifique se o cartão de memoria esta devidamente instalado e reconhecido no sistema.

Eu gosto do comando abaixo:

# cat /proc/partitions 
major minor  #blocks  name

   7        0   31119872 loop0
   8        0  732574584 sda
   8        1     204800 sda1
 179        8   31166976 **mmcblk0**

Veja que na ultima linha tem um mmcblk0 com 31.166.976 blocos de alocação, No meu caso 32GB.

Qualquer sufixo após o mmcblk0 como mmcblk0p1 são partições do cartão e devem ser ignorados.

agora vamos gravar a imagem no cartão SD com o comando dd:

sudo dd bs=4M if=2017-09-07-raspbian-stretch.img of=/dev/mmcblk0 conv=fsync

NOTA: O comando dd não informa o andamento do processo. é uma imagem de 4GB que num cartão classe 10 (cuja taxa de transferencia é 10mb/s) deverá levar pelo menos seis minutos. Se for um cartão classe 4 (4mb/s) o tempo é quase 3 vezes maiores.

o dd termina com algo parecido com:

1172+1 registros de entrada
1172+1 registros de saída
4916019200 bytes (4,9 GB, 4,6 GiB) copiados, 409,253 s, 12,0 MB/s

uma vez que o processo tenha terminado. você pode desconectar o cartão e colocar na raspberry3 e dar boot.

Estou vendo a possibilidade de criar um arquivo .deb, que vai ser mais fácil para instalar em sistemas baseados no debian e ubuntu.

7 curtidas

Muito bom esse tutorial, especialmente para usuários do linux.

Vou segui-lo a risca para ver se arrumo minha raspberry.

Ate

Qual a versão desse ScadaBR?

para a RS485 funcionar, verifique se a librxtx-java foi instalada e se o usuário tomcat8 esta no grupo dialout.

@nielsenlegal

qual é esse inversor? estou procurando um que fale modbus e o scadabr possa acessar os dados.

Sabe se esse inversor tem inmetro? é reconhecido no Brasil?

Você tem esse inversor ai? Bora fazer um teste colocando ele no ScadaBR. Te ajudo e vc me ajuda, pois se funcionar compro ele no ato.

Sim está aqui prontinho, tenho tudo que precisaremos (provavelmente), inclusive montei um tópico ontem com a documentação da fábrica que graças a DEUS, eles responderam o email que enviei.

quer por skype? nielsenlegalmesmo

Não querendo ser chato, mas, o assunto se desviou bastante acerca do script de instalação na Raspberry3.

Apenas para informação: Apesar de ter o tomcat7 no repositório oficial da raspbian, ele não aparece na lista de pacotes da versão atual. Para quem quiser usar o Tomcat7 em vez do Tomcat8 com a rasbian, o procedimento esta abaixo:

edite o arquivo /etc/apt/sources.list e na linha abaixo:

deb http://mirrordirector.raspbian.org/raspbian/ stretch main contrib non-free rpi

duplique ela e altere a palavra stretch para oldstable:

deb http://mirrordirector.raspbian.org/raspbian/ oldstable main contrib non-free rpi

Salve e faça o comando apt-get update e instale o tomcat7

não esqueça que o usuário tomcat7 deve ser adicionado ao grupo dialout para que a porta serial possa ser usada.

Dica: Todo arquivo na pasta /etc deve ser editado com a conta de root.

Aqui fiz na raspberry3 com a ultima versao estável da raspbian e esta funcionando via tomcat7

2 curtidas

Não querendo desviar mais rsrsrs, poderia o moderador remover as msg por favor, já foi criado tópico anteriormente para dar continuidade.

Obrigado pela normalização Wagner, muito importante para legibilidade do forum.

Olá Wagner, fiz todo o procedimento e o tomcat funcionou, mas deu erro com o scadabr. Aparece a seguinte mensagem no navegador : HTTP Status 404 – Not Found.

Mesmo com esse probleminha que deu, tem que tirar o chapeu para esse seu trabalho, realmente muito bom.

Bom dia, desculpe a latência na resposta. Meu script baixa e faz tudo sozinho, inclusive uma versão do ScadaBR que já possui patch.

Okay, esta usando interface grafica na sua rasp?
Se sim, me chame PVT para tentarmos o teamviewer.

Se náo esta usando interface grafica, nao tem problema. Regrave o cartao com a imagem do raspbian, coloque na pasta do usuario os arquivos e depois do boot, verifique se a rede funciona e me procure.

OK, estou fazendo os procedimentos via VNC server. Vou fomatar e regravar o SD.

perae, abre a porta do VNC para fora da sua rede e me manda as credenciais que eu faço o acesso remoto e vejo o que rola.

e como devo fazer isso?

vc precisa criar um redirecionamento de porta em seu roteador apontando a porta do vnc para o ip da sua raspberry. Alguns roteadores conhecem essa função como Servidor Virtual.

Seria isso? 200.66.122.83:5900

isso, mas deu um problema de autenticacao
vou ver aqui. vc ta em qual cidade? tem whats?

Sao Mateus do sul, PR
to sem celular, ta no concerto, trocando a tela,rsrsrs