Script Instalação Raspberry Pi 3

Então, estou procurando no google porque dei o comando e retornou : Impossível encontrar o pacote librtx-java.
opa, mudou

root@raspberrypi:~# apt-get install librxtx-java
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
librxtx-java is already the newest version (2.2pre2-13).
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.
root@raspberrypi:~# adduser tomcat8 dialout
O usuário ‘tomcat8’ já é um membro de ‘dialout’.
root@raspberrypi:~#

Isso informa que a lib ta instalada. reinicia a raspi e veja se funciona

Não resolveu. Fica carreando a pagina e nao aparece nada. Estranho, nunca tinha acontecido isso.
A porta continua aberta, se quiser dar uma olhada.

Coloquei o arquivo RXTXcomm.jar em /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/WEB-INF/classes/

vamos ver agora

Nada Wagner, a mesma coisa. Fica carregando somente. Estranho, porque antes, quando eu nao tinha a librxtx instalada no raspberry eu conseui acessar essa parte do data source , mas nao aparecia a porta usb para apontar. Mas a pagina do data source aparecia.
Será que é algo com esta versão do scadabr? 1.1

Wagner, sera que este erro tem a ver com este post?

Amigos,
vou pegar o post andando para ajudar.
Quero saber se entenderam a questão do ScadaBR 1.1. Ele está com problemas, e precisa arrumar.
Vou ver o que fazemos com o post. Se abrimos outro ou mantemos esse aqui, ok.

Olá Sidney, a versao 1.1 esta com problema na parte da comunicação modbus? limpei o cartao SD do raspberry! Vou lidar e tentar instalar novamente a versão 0.9. Me bato pra caramba com a instalação do java, visto que a versão 0.9 do scadabr não funciona com o java 8 e sim com o java 6.

Isso mesmo. A versão 1.1, como foi distribuida tem problemas com serial. o Modbus ip funciona normalmente.
Use a versão 1.0, que é a que eu uso no linux. Ela funciona serial normalmente.

Realmente, para versão 1.0 só java 6 e tomcat 6.

Até

Desculpa a demora na resposta. A Raspbian tem o java6 nos repositorios mas só é acessível quando fazemos certos ajustes no gerenciador de pacotes. estou fazendo isso agora e vou fornecer um novo script para instalacao da raspberryPi usando a versao 0.9 do ScadaBR que funciona com o modprobe serial…

Aproveitando o momento, ja tentei varia vezes instalar o java 6 mas sem sucesso. Ate tentei baixar o arquivo na oracle, mas nao acha o arquivo …tar.gz. Quando instalei a ultima vez, usei o java 7. Teria um tutorial para instalar o java 6?

O Java6 esta nos repositórios da Raspberry, contudo numa versao mais velha, estou fazendo um novo script para isso.

@WagnerdeQueiroz

Boa Noite meu caro!
Fiz seu procedimento para testar o Scada no Raspberry.
Sou muito cru de Linux. Sei pouquíssima coisa.
Então, não deu certo cara…
Acessando o 127.0.0.1:8080, o Tomcat tá funcionando, mas ao acessar a pasta do ScadaBR dá erro 404…
Minha dúvida é em relação ao java, não vi nada nesse instala.sh…

Bom dia, desculpa a demora na resposta.

O Raspbian já vem com o java instalado. O meu script instala o Tomcat (que requer o java para funcionar), instala o ScadaBR e instala o patch.

Notei que algumas placas RaspberryPI estao muito lentas com a inicializacao do Tomcat pela primeira vez. Acredito que possa ser o cartão de memória usado. Já que o deploy do ScadaBR gera uma quantidade grande de arquivos pequenos que precisam ser alocados no cartão de memoria. O timer de espera que coloquei após a partida da primeira vez do tomcat deverá ser revisto. Estou fazendo testes com alguns cartões diferentes para ver o tempo exato. Contudo, acredito que devo usar uma outra tática para o processo.

Basicamente o Script após a instalação do tomcat faz a partida do tomcat…
o tomcat verifica a pasta webapps
o tomcat detecta um arquivo .war do scadabr
ele descompacta esse arquivo .war
o script espera um tempo e derruba o tomcat para colocar o patch que só pode ser colocado com o tomcat parado.
o script seta as permissoes da pasta recem atualizada do patch e reinicia o serviço do tomcat que por sua vez deveria carregar o ScadaBR.

O que voce pode fazer por enquanto é regravar novamente a imagem do raspbian no cartao, colocar os arquivos e mudar a linha do timer do script para um minuto

veja as linhas do script:

# o scada esta sendo descompactado, aguarde alguns segundos e pare o tomcat
sleep 10

mude a linha sleep para 60

# o scada esta sendo descompactado, aguarde alguns segundos e pare o tomcat
sleep 60

e refaça a instalação…

Estou vendo como detectar que o scadaBR foi descompactado para poder parar o tomcat.

Olá a todos, notei que alguns usuários estão relatando problemas com a instalação deste script na raspberry.

Acredito que o problema do erro 404 é o tempo que defini para parar o tomcat após o deploy do scadabr para a aplicação do patch.

Esta eh a nova versao do script:

# Atualiza o sistema
apt-get update && apt-get upgrade -y
#instala o tomcat8 e o mariaDB
apt install librxtx-java tomcat8 tomcat8-user tomcat8-common tomcat8-admin tomcat8-docs tomcat8-examples mariadb-client mariadb-common mariadb-server -y

#cria o banco de dados no mariadb e define usuario e senha de acesso:
mysql --user="root" --password="scada"  --execute="create database scadabr;CREATE USER 'scadabr' IDENTIFIED BY 'scadabr';GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr.* TO scadabr;"


    #Vai na pasta webapps do tomcat8
    cd /var/lib/tomcat8/webapps/
    #copia o scadabr para a pasta
    cp /home/pi/ScadaBR.war /var/lib/tomcat8/webapps/
    # o scada esta sendo descompactado, aguarde alguns segundos e pare o tomcat
    sleep 60 
    #parando o tomcat
    service tomcat8 stop
    #copia o patch para o scadabr 
    cp /home/pi/WEB-INF.zip /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/
    unzip /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/WEB-INF.zip

    #Agora cria pastas que o tomcat nao criou:
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/common
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/common/classes
    mkdir -p /usr/share/tomcat8/server/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/shared/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/common
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/common/classes
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server/
    mkdir -p /var/lib/tomcat8/server/classes

    #muda o dono da pasta do ScadaBR para o usuario tomcat8
    chown tomcat8:tomcat8 /var/lib/tomcat8/ -R
    # Coloca o usuario tomcat8 no grupo dialout (Permite uso da serial)  
    sudo gpasswd -a tomcat8 dialout
    # agora hora de iniciar o servico do tomcat8
    service tomcat8 start

@WagnerdeQueiroz

Então, ontem acabei formatando novamente meu pi.
Para saber, usei o Noobs e instalei o Raspbian por ele.

A única coisa que fiz no meu Raspberry foi tentar instalar o Scada agora pelo script (mesmo com 60 segundos)

A título de informação no terminal joguei java -version e a informação foi:
java version “1.8.0_65”
Java™ SE Runtime Environment (build 1.8.0_65-b17)
Java HotSpot™ Client VM (build 25.65-b01, mixed mode)

Esqueci de avisar que o erro 404 continua…

Update: Vey… Consegui… kkk
Muito obrigado…
só por saber eu segmentei o script e funcionou!!!
Coloquei alguns sleeps a mais e deu certo…
Quando formatar novamente o PI3 eu tento fazer um novo script adicionando mais sleeps…
Muito Obrigado de novo

Olá Renan, que tipo de comunicação vai usar? Você viu que o Sidney comento que a versão 1.1 do Scada, essa do script esta com problema na comunicação modbus?

Então, irei utilizar totalmente o protocolo SNMP.
Irei testar amanhã e te dou um retorno caso seja útil a você.

To de olho na discussão, ok.
Vamos fazer um trabalho legal.

@renan
quero ver o que está planejando.