Representação gráfica

Bom dia

Peço ajuda dos amigos , pois não estou conseguindo posicionar os componentes na representação grafica. Na semana passada fiz um teste e estava funcionando só clicar e arrastar, mas agora por motivo que desconheço não vai mais, já tentei varias coisas inclusive reinstalei o scadabr, mas permanece.

Agradeço a atenção de vocês.

Att Dirso

Isso parece ser erro de java, verifica se a versão da jr6 está instalada, se não está com algum conflito de versões do java. Não deve ser problema no ScadaBR, é algo relacionado a máquiva virtual java, faz testes de jogos/aplicações em java da net e vê se não tem nenhum problema tbm.

Att

Eng. Fabio Durão

Vou verificar, fazer uns testes e posto os resultados.

Muito obrigado Fabio Durão pela contribuição.

Abraço.

Pessoal não consegui criar um tópico para minha postagem , então vou colocar aqui para ver se consigo ajuda, desculpem minha dificuldade

 

Bom dia amigos tudo bem ? preciso de uma ajuda em relação a representação grafica, vou explicar o que necessito

meu projeto é algo simples, estou cursando técnico em automação industrial e nos foi passando um trabalho no qual teríamos dois tanques com água, e que deveríamos manter o nível do primeiro tanque constante independente da vazão com que água sai do primeiro tanque para o segundo.

a ideia inicial seria apenas usar um inversor de frequência, uma bomba, um pressostato que gera de um sinal de 0 a 5 v conforme a quantidade de agua no tanque.

consegui realizar todo o controle do projeto atravez de dois botões um liga e outro desliga como pedia o professor.

configurei o inversor de frequência para que conforme fosse aumentando o nivel do tanque, a bomba fosse desacelerando.

até ai foi cumprido o desejado pela avaliação.

Então decidir inovar( inclusive sou o primeiro aluno das turmas de automação do meu senai a fazer algo do genero), decidir ter um supervisório funcional em meu projeto, com controle para ligar/desligar , fazer o controle do nivel manualmente utilizando o 0 a 5 V do arduino, pois conforme a tensão que aplico no inversor irei aumentar ou diminuir o nivel do tanque,tambem disponibilizei na minha representação gráfica sinalizadores, um gráfico de nivel, um tanque que enche conforme o fisico e alarmes para ações criticas.

o que falta para mim é um objeto que eu possa colocar  na representação grafica, no qual eu possa variar o comando que o supervisório envia para o arduino.)

pois atualmente consigo fazer essa variação apesar se eu digitar um valor de 0 a 1023 na opção definir valor de escrita, lá no data point no menu watch list

vou colocar abaixo uma imagem do que desejo.

 

 

quero que quando eu mover o indicador , ele defina o valor do datapoint conforme a escala desse slider 

 

deu para entender ? hehehehe as vezes falo demais e acabo confundindo o pessoal.

 

Achei o scadabr incrivel , acabei sendo pioneiro na utilização de algo desse genero no curso técnico em automação do senai-CETEMP no rio grande do sul, é um curso novo então o pessoal nem chegou nesse conteudo ainda e eu ja fiz isso.

os criadores estão de parabéns, sei que pode parecer meio confuso o que escrevi, mas só preciso que na minha representação grafica, conforme eu mover o indicador nesse slider, eu tenha a variação do valor do meu datapoint.

 

desde já grato , desculpem se descompri alguma regra do fórum, sou iniciante por aqui, mas prometo ser mais organizado!! forte abraço a todos e um ótimo final de semana

 

Isso que vc deseja é possível de ser feito pelo HMI Builder, mas por enquanto ninguem ainda está usando esta ferramenta por ela não estar muito bem integrada ainda e por ficar estranho o resultado final, embora ela seja mais promissora que a representação gráfica comum. Isto pode ser feito também pela representação gráfica comum, leia este post http://www.scadabr.com.br/?q=node/958 porém para fazer desta forma ainda vamos precisar esperar que o diego revele o segredo guardado a 7 chaves rsrs...

O que eu já fiz e funciona parecido é o seguinte:

Criei duas opções, a vertical e a horizontal, na vertical tenho 3 componentes gráficos, um botão (script) com o texto "+", um gif dinâmico com o "vertical level" e outro botão (script) com o texto "-", nessa implementação será necessário criar 2 scriptings, um para o + e outro para o -, quando clicar em + o scripting vai ser executado realizando algo do tipo valor=valor+1, aumentando de 1 e 1 ou de 10 em 10, para diminuir faça o contrário valor=valor-1. Se achar que vai demorar muito para chegar ao valor, pode implementar algo como o da direita, onde uso o horizontal level, e 2 botões de aumento e 2 de diminuição, no + ele pode aumentar de 1 em 1 e no ++ de 10 em 10, pode criar outro ainda com +++ para aumentar de 100 em 100 os botões - e - - funcionam por analogia da mesma forma.

Att

Eng. Fabio Durão

Pessoal sobre o problema de eu não conseguir mover os componentes na minha representação gráfica ainda não cosegui, fiz o que o amigo Fabio sujeriu, verificar o java e tal. Reinstalei o java o scadabr e nada, estou usando o jre-6u26 tentei o jre-6u45 tambem meu sistema operacional windows 7 64bits. Ainda procuro soluções.

Obrigado.

Gostei da dica fabio, desculpa a demora para responder , estou com uns problemas de saude mas nada de grave, poderia me dizer como é o codigo que devo colocar no script para fazer essa função ? estou com o tempo curto para entregar esse trabalho preciso desse apoio.

Forte abraço desde já grato

Ja passei por esse problema com o internet explorer,  apesar do scadaBR afirmar que suporta, mesmo assim  não conseguia mover os componentes na representação grafica. Só foi mudar de browser que resolveu, talvez seja esse o problema.

Boa sorte.

Obrigado pela dica Jucelei.

Já havia mudado de browser e nada. Mas já resolvi o meu problema na semana passada ainda, vou escrever aqui para talves servir para outros amigos aí se surgir a duvida.

Acabei fazendo varias coisas: reinstalando o scadabr, o java, trocando de browser. Mas por fim acabei descobrindo que quando acontece isso basta eu desconectar a internet e reiniciar o scadabr e tudo funciona. É certo que tem algo errado meu pc ta com uns problemas também, mas enfim consegui fazer a minha representação grafica.

Abraço.