MODBUS rs485 RTU nao apresenta nos no SCADABR[Resolvido]


Bom dia amigos estou tentando fazer uma tela através da comunicação modbus rs485 RTU porem o SCADABR identifica nós na minha conexao nem valores. Ai estao prints do datasource e Note que no modscan aparece os valores

  1. Parâmetros de comunicação estão corretos?
    Se os parâmetros seriais não forem corretos, ninguém vai responder.
  2. Coloque o Endereco 9 no campo do ID do device e tenta ler apenas 1 registrador.

Os Parametros estao corretos e o IDtentei o teste nao deu certo tb. o ID é 1 mesmo

okay, sem pânico,

Como ID=1 (que é endereco do seu device) tenta adicionar um ponto ou fazer a leitura de um unico registrador.

Como esta seu barramento? tem mais de um device nele? ou é apenas entre seu conversor 485 e o device? As vezes é o seu device 485 que não funciona com o ScadaBR.

Tive um problema assim com um adaptador RS485/Usb que comprei do LabGaragem, ele nao falava com um Rele Pextron. Troquei por um outro mais decrepto que funciona bem.

Ele é o único device na rede, ou será o primeiro, o sistema é conversor CH340 plugado no pc e conectado diretamente no device.
Para ler um único registrador basta limitar o numero maximo na config do data source né?
Como faria? E como sei se o device não funciona com o SCADABR? Ele transmite dados no MODSCAN como visto no print.

@RafaelMarianiLima
Então, no quadro Leitura de dados modbus: image

o Campo Número de registradores, vc pode especificar quantos registradores deseja ler de uma vez. Muitos devices limitam o numero de registradores para serem lidos. tente ler 1 para ver se le a informação. Esse limite de leituras é dado pelo manual do equipamento.

Exatamente é isso que eu desejo ler. porém quando eu clico pra verificar se ha nos ou coloco um datapoint nao sai valor algum

1 curtida

conseguiu resolver? estou com o mesmo problema!

A informação de que tenho é de que o modbus serial na versão 1.1 não esta funcionando.
Eu baixei a versão 1.0 para esta aplicação.

Opa boa tarde Wagner, cheguei até aqui por que também não conseguia fazer a comunicação entre um relé pextron e o pc, “meu caso também foi o cabo”. Vou tentar montar uma rede aqui onde trabalho, 15 relés pextron e tentar por no scadabr, ainda não sei nada! de nada! apenas o básico de ler e escrever em alguns equipamentos como inversores e clps. Como você utilizou o pextron no scadabr ? Desculpa a pergunta idiota hehehe mas preciso me mexer se não não aprendo nunca.

Muito Obrigado

cria o datapoint modbus e vai montando o barramento, colocando o id de cada pextron unico. ai leia de 10 em 10 registradores por vez.

coloca aqui o manual do pextron que vai usar pra nós darmos uma olhada.

Opa obrigado pelo retorno. Temos instalados 15 pextron urpe6104
como não consegui deixar o manual aqui, segue o link do drive https://drive.google.com/open?id=12T4OFnDBLfoCyFtH5alVhLvAWCOLRZiB , vou pensando na infra para a passagem do cabos e aguardar uma janela de desligamento da subestação para entrar com a equipe e fazer esse primeiro passo: infra + barramento . Já estamos aguardando esta janela de tempo para entrar com outro cabeamento ( 15 cabos de sensores de temperatura para levarmos até os reles de temperatura dos motores de média tensão ) . Como se trata de uma estação de tratamento de água, pra conseguir esse tempo somente em conjunto com o projeto civil que está ampliando a ETA, creio que até Janeiro consiga umas 6 horas de desligamento.

no fim de tudo isso será 15 Pextron URPE6104 + 15 relés de proteção térmica, PCPU 8

Muito Obrigado